Você está aqui: Página Inicial / Sobre / Portfólio do Fórum Permanente 2003-2023

Portfólio do Fórum Permanente 2003-2023

Breve descrição da natureza, missão, objetivos do Fórum Permanente que apresenta também, sinteticamente, alguns eventos e as atividades desenvolvidas pela plataforma desde seu lançamento em 2003.

Fórum Permanente é uma plataforma para a ação e mediação cultural, nacional e internacionalmente, em diferentes níveis do sistema de arte contemporânea. Sua estrutura é baseada em uma rede de parcerias com diversos agentes atuantes nos campos das artes e da cultura, instituições de arte e agências culturais estrangeiras e nacionais, sejam da esfera pública ou privada. Em operação desde 2003, adquiriu figura jurídica como associação cultural em 2009.

As principais iniciativas do Fórum Permanente incluem:

  • a curadoria e gestão de eventos discursivos e dialógicos;
  • a organização de oficinas sobre curadoria e outras formas de mediação crítica (incluindo a formação e educação em campos e equipamentos culturais);
  • a coordenação de pesquisas;
  • a organização de publicações especializadas;
  • a divulgação de eventos relacionados com arte contemporânea e instituições de arte e cultura;
  • streaming on-line das atividades e publicação de relatos críticos sobre essas atividades (cobertura crítica);
  • a atualização e manutenção de uma plataforma-arquivo que preserva a memória desses eventos e ações.

 

O website www.forumpermanente.org é assim uma interface cultural e, portanto, se constitui, de forma híbrida e simultânea, como uma ágora, um museu-laboratório, uma revista multimídia, um arquivo vivo. Neste site de referência nacional e internacional, o Fórum Permanente além de manter a memória das ações já mencionadas, hospeda projetos de pesquisa em arte e cultura, disponibiliza informação e memória de cursos de graduação e pós-graduação na área, dossiês de instituições e organismos culturais, bem como a entrevistas realizadas por sua equipe. O conteúdo do site é publicado sob uma licença livre, permitindo não só plena acessibilidade ao seu conteúdo como também a reprodução para fins não comerciais.

nº de páginas do site do Fórum Permanente

19.222

imagens

7.656

vídeos

650

currículos de Profissionais

1059

notícias

4.524

média de visualizações mensais do site nos últimos 5 anos

15.396

nesse período recebeu visitantes de diferentes países dos 5 continentes

191

Lisboa, Maputo, Londres, Paris, Berlim, New York, Buenos Aires, Bogotá, estão entre as 50 primeiras cidades no mundo que mais visitam o site, em um total de:

3.985

Entre as 50 primeiras cidades do Brasil o site recebeu visitas de localidades do Estado de São Paulo como: Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Carapicuíba, Bauru, Sorocaba, Guarulhos. No Brasil o total de cidades é de:

1.207

Entre outras atividades e ações realizadas desde 2003, damos destaque:

  • Coberturas Críticas de Eventos

O Fórum Permanente realiza desde 2005, de forma pioneira, coberturas críticas de eventos e encontros relacionados a institucionalidade da arte, a produção e mediação cultural e artística (e.g. curadoria, gestão, crítica, criação). Esses eventos são organizados por instituições de renome, como museus, bienais, feiras de arte, entre outros. As coberturas críticas são compostas pela transmissão ao vivo, via streaming, do evento em questão, registro em vídeo e relatoria crítica, que integram um arquivo singular e de referência. Garantem portanto, a memória, ampliam o debate e fomentam a reflexão:

Eventos internacionais com cobertura crítica do Fórum Permanente: Humboldt Forum - Berlin 2015_16 | Now Museum - NY 2011 | ARCO-Madrid 2008 | CIMAM-SP 2005:

http://www.forumpermanente.org/event_pres/encontros/cimam

http://www.forumpermanente.org/event_pres/exposicoes/arte-contemporaneo-arco

http://www.forumpermanente.org/event_pres/simp_sem/conferencia-internacional-the-now-museum

http://www.forumpermanente.org/event_pres/mesas/forum-permanente-no-debate-acerca-do-humboldt-foru

Exposições internacionais com cobertura crítica do Fórum Permanente: 10ª Sonsbeek – Arnhem 2008 | Documenta 12 - Kassel 2007 | 27ª Bienal de São Paulo 2006

http://www.forumpermanente.org/event_pres/exposicoes/sonsbeek-2008

http://www.forumpermanente.org/event_pres/exposicoes/documenta-12-1

http://www.forumpermanente.org/event_pres/simp_sem/semin-bienal

    Encontros Paulistas de Museus 2009-2020: desde a sua 1ª edição em 2009, o Fórum Permanente acompanha os Encontros Paulistas de Museus. O FP fez a cobertura crítica de todas as 10 edições. Um livro relatando essa trajetória está em andamento, organizado pelo FP.

      http://www.forumpermanente.org/event_pres/encontros/encontros-paulista-de-museus

        23ª Conferência Geral do ICOM (International Council of Museums) e ICOM Diálogos Sul-Sul: em 2013 o Fórum Permanente foi convidado para realizar a cobertura crítica da 23ª Conferência Geral do ICOM (RJ) e o evento ICOM Diálogos Sul-Sul (SP). O tema da conferência foi: “Museu (Memória+Criatividade)= Mudança Social”

          http://www.forumpermanente.org/event_pres/encontros/icom-2013/23-conferencia-do-icom

          Com o Museu Afro Brasil o Fórum Permanente vem mantendo uma parceria que potencializa seus eventos internacionais nos últimos anos:

              • Conversas com Objetos - História da Arte e Cultura Material: evento realizado pelo Museu Afro-Brasil em parceria com o Instituto Goethe e a Fundação Bienal de São Paulo em outubro de 2016.

          http://www.forumpermanente.org/event_pres/encontros/conversas-com-objetos-no-museu-afro-brasil

              • Feminismo negro e interseccionalidade: desafios para a luta das mulheres negras nos EUA e no Brasil contemporâneos: evento realizado pelo Museu Afro-Brasil em parceria com Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, em novembro de 2018.

          http://www.forumpermanente.org/event_pres/encontros/conferencia-internacional-feminismo-negro-e-interseccionalidade-29-11-2018/conferencia-internacional-feminismo-negro-e-interseccionalidade-29-11-2018

          Ciclo de Debates: 50 anos do Museu Lasar Segall. O Fórum Permanente acompanhou de perto e criticamente o cinquentenário deste museu monográfico em outubro de 2017.

          http://www.forumpermanente.org/event_pres/encontros/50-anos-de-museu-lasar-segall-ciclo-de-debates-4-a-7-de-outubro

          Ciclos de Palestras da Exposição Ready Made in Brasil: no final de 2017 o Fórum Permanente não só fez a cobertura crítica como assinou a co-curadoria dos três ciclos de palestras sobre a exposição Ready Made in Brasil realizada pelo Centro Cultural FIESP.

          http://www.forumpermanente.org/event_pres/exposicoes/ready-made-in-brasil

          • Encontros, debates e palestras sobre Curadoria idealizados pelo FP (uma seleção):
          • Publicações:

          Periódico Permanente: desde 2013 o Fórum Permanente publicou 8 edições de sua revista digital que resgata o rico acervo da instituição e produz artigos e traduções inéditas na área artístico-cultural. Seus seis primeiros números foram realizados com recursos do Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010, gerido pela Funarte e os demais de forma independente. A 9ª edição do Periódico Permanente está sendo preparada para o ano de 2018 e todas as edições anteriores, em sua totalidade, podem ser acessadas gratuitamente no site do Fórum Permanente. http://www.forumpermanente.org/revista

          Livros: O Fórum Permanente realizou a publicação de três livros em parceria com a editora Hedra em 2011, 2012 e 2013. Os livros, bilíngues, são frutos da premiação recebida pelo Fórum Permanente do Programa Brasil Arte Contemporânea, parceria entre o Ministério da Cultura e a Fundação Bienal. A coleção se apresenta por meio de organização de coletâneas de acordo com as temáticas em debate, edições dos relatos críticos produzidos para os eventos registrados no site e livros que problematizam a institucionalização da arte, seja local como globalmente. Podem ser encontrados digitalmente através do site do Fórum Permanente e também em livrarias físicas e virtuais. http://www.forumpermanente.org/livros

          Livro Comemorativo dos 10 anos de Encontros Paulistas de Museus: Em 2018 o Fórum Permanente cadastrou junto ao ProAC-ICMS projeto para a realização da publicação de um livro comemorativo das dez edições do Encontro Paulista de Museus que reunirá os relatos críticos e artigos sobre o evento. A publicação deve acontecer entre 2018 e 2019. http://www.forumpermanente.org/event_pres/encontros/encontros-paulista-de-museus

          Dossiês: Desde a sua fundação o Fórum Permanente lançou e mantêm dossiês que acompanham a situação de museus e outras organizações no campo da cultura e da arte como o MASP, o MuBE, o Inhotim, o IBRAM entre outros, incluindo o incêndio do Museu Nacional. http://www.forumpermanente.org/imprensa

           

          • Exposições internacionais

          Desde 2021 o Fórum Permanente começou a produzir e realizar exposições de arte contemporânea.

          About Academia do artista espanhol Antoni Muntadas, realizada inteiramente de forma virtual, devido à pandemia de covid-19 e contemplada pelo edital PROAC.

          2022 Grace at the Boundary of Knowledge (Encantar na Fronteira do Conhecimento), individual da artista suíça Sandra Boeschenstein, realizada no Centro Universitário MariAntonia da USP em parceia com o IEA, a Fundação Pro Helvetia e o Consulado Suíço.

           

          • Parcerias, Encontros e Oficinas:

          Instituto de Estudos Avançados (IEA) - USP: em 2013 o grupo de pesquisa Fórum Permanente, Sistema Cultural entre o Público e o Privado, passou a integrar o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Em conjunto realizaram diversos eventos, mesas-redondas, seminários e oficinas sobre diversos temas relacionados ao universo da cultura, das artes e dos museus, visando a criação de um observatório crítico da produção artística contemporânea e suas conexões com a cultura. Entre outros destacamos: os encontros com curadores como Paulo Herkenhoff do Museu de Arte do Rio de Janeiro – MAR (2016), Inti Guerrero da TATE Modern em Londres (2016), Jochen Volz da Pinacoteca do Estado de São Paulo (2017), Gabriel Pérez-Barreiro da 33ª Bienal Internacional de São Paulo (2017); encontro “Museu das Coisas Intermediárias” uma discussão entre curadores para debater novas concepções museológicas em parceria com o curador alemão Roger Buergel (2017); Encontro com o premiado artista espanhol Antoni Muntadas, sobre a sua produção About Academia (2017); encontro com o pesquisador Christian Stein do Excellence Cluster Image Knowledge Gestaltung da Universidade Humboldt de Berlim, sobre “Arquiteturas do Conhecimento: Pesquisa Interdisciplinar sobre Jogos, Virtualidade e o Museu Global” (2017).

          Parceria entre Fórum Permanente, IEA-USP, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) e a Universidade Federal de Pelotas, desenvolve e realiza entre 2017 e 2018, um ciclo de debates: Conservação e Preservação no Brasil. Foram cinco (5) encontros reunindo especialistas de diversas áreas da conservação e restauração de bens culturais, tais como museólogos, conservadores, restauradores, produtores, gestores e curadores, bem como cientistas da conservação, para discutir tópicos de relevância nesse campo interdisciplinar.

          http://www.forumpermanente.org/event_pres/jornadas/mesas-redondas-em-conservacao-e-restauracao

          Encontros de Mediação na Arte Contemporânea: a atuação dos públicos: Ao longo de todo o segundo semestre de 2016 uma série de encontros foram realizados em diferentes cidades brasileiras (São Paulo, Vitória, Niterói e Brasília) relacionando universidades públicas e instituições de cultura para debater a atuação dos públicos na Arte contemporânea. O projeto foi contemplado pelo edital Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª edição. Buscou expor, analisar e debater criticamente a crescente expansão do interesse pelos “estudos de públicos” no Brasil – que pode ser percebida em inúmeras pesquisas, seminários e publicações recentes.

          http://www.forumpermanente.org/event_pres/encontros/encontros-de-mediacao-na-arte-contemporanea-a-atuacao-dos-publicos