Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Encontros / Encontros Paulista de Museus / VII Encontro Paulista de Museus

7° Encontro Paulista de Museus

Programação | Registros em Vídeo | Relatos Críticos | Home EPM

7° Encontro Paulista de Museus. Dias 24, 25 e 26 de Junho de 2015, no Palácio dos Bandeirantes, Museu da Imigração, MAM-SP, Museu Afro-Brasil e na Bienal de São Paulo.

Considerado um dos maiores eventos estaduais da área museológica, o Encontro, que acontece de 24 a 26 de junho de 2015, incluirá palestras com grandes nomes da museologia internacional e nacional. O Fórum Permanente fará a cobertura crítica do evento, com a transmissão on-line e registro em vídeo do primeiro dia do evento, bem como a relatoria das mesas e debates.

O tema proposto para este 7º Encontro Paulista de Museus, e que permeará todas as suas atividades, é Fórum das Comunidades. Partindo de palavras-chave como “museu (s)”“cidade (s)”“território (s)”“público (s)”, o evento discutirá a relação das instituições museológicas com as comunidades em suas mais diversas facetas, bem como com as formas pelas quais os museus se apropriam ou são apropriados pelos territórios nos quais estão inseridos.

A organização do evento será diferente em relação aos anos anteriores. Pela primeira vez, a realização das mesas e painéis será descentralizada, distribuídas por diferentes auditórios de importantes equipamentos culturais e da administração pública. A abertura do Encontro, no dia 24 de junho (quarta-feira), acontecerá no auditório do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista. No dia seguinte, as discussões serão distribuídas pelos auditórios do Museu da Imigração (MI), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), do Museu Afro Brasil e da Bienal de São Paulo. O encerramento do Encontro também acontecerá no auditório da Bienal de São Paulo, no dia 26 de junho (sexta-feira)

O Encontro Paulista de Museus (EPM) configura-se hoje como o maior evento do setor museal paulista, reunindo a cada ano mais de mil profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados. É realizado desde 2009, pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), reunindo um público múltiplo, que inclui participantes de outros Estados e países, entre eles representantes de outros Sistemas Estaduais de Museus.


Cerimônia de Abertura: