Você está aqui: Página Inicial / Rede / Vertíces/ Vetores: diálogos

Rede: Vértices/Vetores: Diálogos

Esta página é uma interface da pesquisa de mestrado "Vértices/Vetores", pensada para a plataforma Fórum Permanente pela colaboradora Isis Gasparini. A dissertação foi defendida na Escola de Comunicações e Artes da USP em 2017.

ApresentaçãoGaleria de FotosDissertação completaPerfil da Autora

"Configura-se como work in progress e será continuamente alimentado de acordo com a organização dos materiais que se referem a cada encontro com artistas e obras de interesse. Trata-se de abrir os estudos, sempre acompanhados por reflexões, imagens, referências e bibliografias, em torno de cada obra que motivou a repensar minha própria produção, assim como as estratégias relacionadas ao espaço expositivo, ao corpo e à relação público-obra."
-Isis Gasparini

 

Resumo da Pesquisa:

Esta pesquisa compreende uma reflexão teórica e uma produção em artes que pensa a complexidade do olhar e os fluxos do corpo do espectador dentro do museu. Busca compreender os dispositivos que determinam o movimento e o comportamento do público nos espaços expositivos e estabelece um diálogo com obras de outros artistas que também têm o museu como questão. O processo de construção da obra parte de um arquivo pessoal com imagens, registros sonoros e outros materiais coletados em museus. A pesquisa se desdobra na instalação Vértices|Vetores, proposta ao Espaço das Artes da USP. Essa obra ressignifica imagens e sons apropriados desse arquivo, articulados com projeção de luz. A dissertação assume o formato de um livro de artista, uma caixa-arquivo composta de cinco cadernos, nos quais se articulam reflexões teóricas, anotações do processo e uma leitura da obra. Parte da pesquisa é também compartilhada na seção "Rede" da plataforma on-line do Fórum Permanente.

 


 

“Em quais espaços a indecisão está suscetível de ocorrer? Quais são os lugares e os momentos de uma exposição artística possível? É no ateliê que se desempenha o essencial? Ou é mais nisso a que chamamos hoje de instalação? Ou é ainda no museu, na constituição das coleções? Ou mesmo na rua, na cidade, de fato, no cenário cotidiano?”

-Jean-Louis Déotte e Pierre-Damien Huyghe

Confira as seções das Exposições e dos Artistas:

Mark Dion Carvalho Fontcuberta expetrange citeBob Wilson GagaThe Fact That
Marcel Duchamp e
Marcel Broodthaers
Mark Dion Joan Fontcuberta Ilya e Emilia Kabakov Robert Wilson William Forsythe