Ana Roman
Ana Roman é Superintendente Artística e curadora do Instituto Tomie Ohtake. Doutoranda na FAU-USP
No Instituto Tomie Ohtake participou da curadoria das seguintes exposições Aqui-lá (2025); A terra, o fogo, a água e os ventos – Por um Museu da Errância com Édouard Glissant (2025); Coleção Vilma Eid - Em cada canto (2025); Ensaios para o Museu das Origens (2023/2024).
Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP) (2013) com período sanduíche em Geografia y Ordenación del Territorio pela Universidad Complutense de Madrid (2013). É mestre em Geografia também pela FFLCH-USP alem de pós-graduada em Estudos Brasileiros (FESP/SP) e é doutoranda da FAU-USP, sob orientação de Giselle Beiguelman.
Dedica-se a pesquisa em arte contemporânea e à curadoria. Foi curadora, curadora assistente e pesquisadora em diversas mostras realizadas em instituições culturais do país, entre elas: ‘Lina Gráfica’ (SESC Pompéia, 2014); Rever_Augusto de Campos (Sesc Pompeia, Santo André e Araraquara, 2016); ‘Ready Made in Brasil’ (Centro Cultural FIESP, 2017); Entre Construção e Apropriação: Antonio Dias, Geraldo de Barros e Rubens Gerchman nos anos 1960 (2018); Black Stream, de Alice Shintani (2019), 34 Bienal de Arte de São Paulo (2021); entre outros.
Organizou as duas edições do curso Exposições de arte: curadoria, mediação e produção na Casa Plana, em 2017 e 2018. Membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2022 e 2024 e curadora do Pivô entre 2022 e 2023. Desenvolveu trabalho com educação e mediação em arte contemporânea em instituições culturais (Centro Cultural São Paulo, SESC-SP, Centro Universitário Maria Antonia, Fundação Bienal de São Paulo, Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes). Contribui regularmente para a plataforma Piscina. Foi coordenadora de conteúdo do grupo de pesquisa Academia de Curadoria (2021/2023), ao qual continua vinculada.






