Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Cursos/Disciplinas / Introdução à Museologia / Cronograma 2018

Cronograma 2018

cronograma das aulas e atividades complementares, bem como datas de entrega de relatos criticos e trabalho final

 

HOMEAVISOSOBJETIVOSPROGRAMABIBLIOGRAFIAFILMOGRAFIACRONOGRAMAAVALIAÇÃOARQUIVOLINKS

altes museum 2

 

AGOSTO

  • 02 || introdução: apresentação do programa e problematização da matéria a ser estudada pela disciplina.
  • 09 || uma história para o museu de arte /  filme 1: “Arca Russa” (Aleksandr Sokurov, RUS, 2002).
  • 16 || o museu: teatro da historia / discussão e comentários relativos ao filme 1.

Textos e filmes de apoio (obrigatórios) para o 1ª etapa do curso (de 02 de agosto a 20 de setembro) :
• Entrevista com  Walter Zanini: http://www.forumpermanente.org/event_pres/entrevistas-1/entrevista-com-walter-zanini
• MALRAUX, André, “O Museu Imaginário” In: As Vozes do Silêncio, Lisboa, Livros do Brasil, s/d (páginas: 07-124)
• BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O Amor pela Arte, São Paulo, EDUSP e Ed. Zouk, 2003. (páginas: 07-169)
• CRIMP, Douglas. Sobre as Ruínas do Museu, São Paulo, Martins Fontes, 2006 (ler todo o último capítulo: História Pós-Moderna)

• FOUCAULT, Michel. De Espaços Outros

• filme: Arquitetura da Destruição (Peter Cohen, SWE, 1992)

  • 30  || onde estamos e para onde caminhamos (pela perspectiva do museu) / Discussão e comentários relativos ao filme 2.

 

SETEMBRO

  • 06 || feriado (semana da Pátria)
  • 13 || o museu e a vanguarda / filme 3: "Afterimage_Powidoki" Andrzej Wajda, 2016
  • 15 (sábado | 11:00): visita à Pina (Pinacoteca de São Paulo) e a exposição "mulheres radicais"
  • 20 || museu e anti-museu.

23 de setembro: entrega do 1o relato crítico sobre a 1a etapa do curso (2 de agosto a 20 de setembro, incluindo o conteúdo das aulas + a bibliografia especifica, dessa etapa e complementar. Envio por email para [email protected].

  • 27 || o Museu de Arte Hoje
  • 29 (sábado | 13:30) || visita ao MASP - Museu de Arte de São Paulo
Como me preparo para a visita?
  • consultar o dossiê MASP no site do Forum Permanente.
  • consultar o livro: Museu Arte Hoje da coleção de livros do Fórum Permanente: leitura obrigatória: Uma ideia de museu de Marcelo Carvalho Ferraz

 

Textos e filmes de apoio (obrigatórios) para o 2ª etapa do curso (de 27 de setembro a 18 de outubro):

• GROSSMANN, Martin. Do ponto de vista à dimensionalidade; in Revista Item, Rio de Janeiro, nº 3, 1996
• FOUCAULT, Michel.  “As Meninas”. In: Palavras e as Coisas, S.P., Martins Fontes, 1966; (só esse texto do livro)
• PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza, S.P., Perspectiva, 1977  (todo o livro)

• O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco; a Ideologia do Espaço da Arte, São Paulo, Martins Fontes, 2002

filmes: Underground ( Emir Kusturica, SRB, 1995) & a A barriga do Arquiteto (Peter Greenaway, 1987)

____________________________________________________________________________________
Aula virtual. A partir de palestras do ICOM Brasil 2013. A sugestão é que sejam assistidas nesta ordem:

OBS: essa aula vai demandar a redação do 2º relato crítico a ser entregue até o dia 18 de outubro.

____________________________________________________________________________________

OUTUBRO

  • 04 || Um estudo de caso: Berlim e seus museus.
  • 11 || Plantão de atendimento aos alunos. Érica estará na sala de aula no periodo da manhã das 9:00 as 10:30 e no noturno das 19:30 as 21:00.
  • 18 || O Modernismo no Brasil nos representa culturalmente?  

18 de outubro: entrega de 2º Relato Crítico ( sobre o conteúdo da aula virtual ) a ser enviado para o email: [email protected]

Textos e filmes de apoio para a aula das convidadas no dia 25 de outubro :
• consultar no link BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA dentro da sessão BIBLIOGRAFIA na barra superior dessa página

 

NOVEMBRO

  • 01 || museologia, museografia, curadoria
  • 08 || conservação e restauro - com Isis Baldini
  • 10 (sábado | 14:00): visita à Bienal de São Paulo em sua 33ª edição.
  • 15 || feriado (não haverá aula)
  • 22 ||  aula Erica Ferrari e atendimento aos alunos sobre trabalho final
  • 29 ||  Mediação crítico-criativa: ação cultural e educativa em museus 

Leituras:

• Periódico Permanente nº 6

• Educação e Arte - a experiência da Tate Modern

• Encontros de Mediação na Arte Contemporânea: a atuação dos públicos

 

DEZEMBRO

02 ||  Entrega do trabalho final & do 3º relato crítico (sobre as 4 visitas ocorridas durante o semestre), ambos serão enviados para o email: [email protected]

 


20 || Data máxima para cadastro e/ou entrega, pelos docentes, das Listas de Avaliação Final (frequências e notas) relativas às disciplinas do 2º período letivo de 2018.