SILAS MARTÍ – FOLHA DE SÃO PAULO – 26/01/2017  16h45
Em nota divulgada nesta quinta, a Fundação Bienal de São Paulo confirmou  a indicação do espanhol Gabriel Pérez-Barreiro para o cargo de curador  da próxima edição da mostra, marcada para setembro do ano que vem.
Sua nomeação já havia sido confirmada pela Folha há duas semanas.  Ele é o atual diretor e curador-chefe da Coleção Patricia Phelps de  Cisneros, com sedes em Nova York e Caracas. Também já esteve à frente da  6ª Bienal do Mercosul, mostra que ocorreu em Porto Alegre, há dez anos,  e também já foi coordenador do programa de exposições na Casa de  América, em Madri, e da Coleção de Arte Latino-Americana da Universidade  de Essex, no Reino Unido.
Em abril, o museu Reina Sofía, em Madri, inaugura uma mostra dedicada ao  crítico Mario Pedrosa com curadoria conjunta de Pérez-Barreiro e  Michelle Sommer.
"É uma honra orquestrar uma mostra com o porte e a repercussão da Bienal  de São Paulo. Sua importância no panorama da arte latino-americana é  ímpar; sua relevância histórica, inquestionável", diz o novo curador, em  nota divulgada pela Bienal.