Exposições 5: "Meio Século de Arte Brasileira" e "Africa Africans"
As artes visuais brasileiras dos anos 50 ao início deste século e a arte africana contemporânea serão os temas do quinto encontro dedicado a exposições do ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão". O evento será no dia 21 de novembro, às 14h30, na Sala de Eventos do IEA, com transmissão ao vivo pela internet.
| Os quatro volumes sobre as exposições do projeto Meio Século de Arte Brasileria |
O crítico, curador e professor Agnaldo Farias, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, será o expositor sobre o projeto Meio Século de Arte Brasileira, realizado pelo Instituto Tomie Ohtake em 2006 e 2007. O artista e curador Emanoel Araújo, diretor do Museu Afro Brasil, falará sobre a exposição "Africa Africans", produzida pelo museu em 2015.
O ciclo é uma realização da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência , convênio entre o IEA e o Itaú Cultural, patrocinador da iniciativa. O designer gráfico Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake, é o atual titular da cátedra. É dele a organização do ciclo e a coordenação dos encontros.
Panorama brasileiro
O objetivo do projeto Meio Século de Arte Brasileira foi traçar um panorama das artes visuais no Brasil desde a década de 50 até o início dos anos 2000, período coincidente com a produção de Tomie Ohtake (1913-2015).
O projeto organizou quatro exposições, uma para cada década ou período e seguida de uma publicação específica. Diferentes curadores trataram dos períodos definidos e os analisaram a partir da produção dos artistas.
As exposições e respectivos curadores foram:
- "Pincelada, Pintura e Método, Projeções da Década de 50" - Paulo Herkenhoff (agosto-setembro/2006);
- "Geração da Virada, 10+1: Os Anos Recentes da Arte Brasileira" - Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos (outubro-novembro/2006);
- "80/90 - Modernos, Pós-Modernos etc." - Curadoria de Agnaldo Farias (maio-junho/2007);
- "Arte como Questão - Anos 70" - Glória Ferreira (setembro-outubro/2007).
| Exposição "Africa Africans", realizada pelo Museu Afro Brasil em 2015 |
África
A "Africa Africans" foi a maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no Brasil. A programação incluiu instalações, pinturas, vídeos, esculturas, moda e um encontro para discussões com os artistas. A exposição contou com cerca de 100 obras de mais de 20 artistas, em diversos suportes e linguagens, além de obras pertencentes ao acerco do museu e à coleção particular de Emanoel Araújo.
Entre os artistas africanos participantes da exposição estavam o nigeriano-britânico Yinka Shonibare MBE, o ganês radicado na Nigéria El Anatsui, considerado o maior artista africano da atualidade, e o também nigeriano Bright Ugochukwu Eke. A mostra teve ainda a apresentação de trabalhos de cinco estilistas africanos. atividade que integrou o calendário da 39ª São Paulo Fashion Week.
Exposições 5: "Meio Século de Arte Brasileira" e "Africa Africans"
21 de novembro - 14h30
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Transmissão ao vivo pela internet
Página do evento
Mais informações: Sandra Sedini ([email protected]), telefone: (11) 3091-1678






