Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2025 / Comigo ninguém pode será a exposição que representará o Brasil na Biennale Arte 2026

Comigo ninguém pode será a exposição que representará o Brasil na Biennale Arte 2026

Anunciamos que Diane Lima será a curadora do Pavilhão do Brasil na 61ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia, em 2026. O projeto curatorial, intitulado Comigo ninguém pode, contará com as artistas Rosana Paulino e Adriana Varejão.

Inspirado na planta homônima, o título funciona como metáfora de proteção, toxicidade e resiliência, refletindo o diálogo entre as obras das duas artistas, que abordam feridas coloniais e reinscrições históricas em constante processo de transformação. A colaboração entre as duas artistas será inédita.

Segundo Diane Lima, “juntas, Paulino e Varejão representam historicamente o que há de mais revolucionário quando se fala da presença das mulheres no campo da arte nacional. Suas poéticas em consonância e fricção fazem coro com as lutas dos movimentos sociais e da democracia, sem nunca perder a capacidade sensível de nos arrebatar e surpreender com alta qualidade técnica”.

Andrea Pinheiro, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, destaca que “a curadoria de Diane Lima, com a presença de Rosana Paulino e Adriana Varejão, reafirma a potência e a complexidade da produção brasileira no cenário internacional. Este anúncio coincide com o investimento na recuperação do nosso pavilhão e renova o compromisso institucional de apresentar em Veneza um projeto à altura do debate global que o Brasil tem a contribuir”.

O processo de seleção do projeto curatorial tem seguido, desde 2023, um modelo participativo que envolve o Ministério da Cultura, o Ministério das Relações Exteriores e a Fundação Bienal. O anúncio coincide ainda com a finalização da recuperação do Pavilhão do Brasil, que passa por um amplo restauro e modernização. Alinhado ao tema da mostra geral In Minor Keys, da Biennale Arte 2026, o projeto reafirma o papel da arte brasileira no debate global.

 

Serviço
Pavilhão do Brasil na 61ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia
Exposição: Comigo ninguém pode
Comissária: Andrea Pinheiro, Presidente da Fundação Bienal de São Paulo
Curadoria: Diane Lima
Participantes: Adriana Varejão e Rosana Paulino
Local: Pavilhão do Brasil
Endereço: Giardini Napoleonici di Castello, Padiglione Brasile, 30122, Veneza, Itália
Data: 9 de maio a 22 de novembro de 2026
Pré-abertura: 6 a 8 de maio de 2026

Créditos

Imagem 1: Da direita para a esquerda: Diane Lima, Rosana Paulino e Adriana Varejão. Créditos: Wallace Domingues, Rodrigo Ladeira e Tinko Czetwertynski.