Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Herbert Duschenes

Herbert Duschenes

Professor de história da arte, arquiteto e cineasta.
Herbert Duschenes

Herbert e Maria Duschenes (Foto: acervo família Duschenes/Itaú Cultural)

Herbert Duschenes (Hamburgo, Alemanha, 1914 - Curitiba, Paraná, 2003). Cursou História da Arte na Universidade de Hamburgo, Alemanha, e Arquitetura no Instituto Politécnico de Praga, Tchecoslováquia nos anos 1930. Deixa a Alemanha em 1939 devido a 2ª Guerra Mundial e ao nazismo optando pelo Brasil, onde instala-se em São Paulo em meados de 1940.  Aqui desenvolve parcerias no ramo da construção civil (engenharia e arquitetura), como a empresa Augusto Cincinato de Almeida e Lima Engenharia e Construções (Acal), bem como com destacados arquitetos entre eles Jacques Pilon, Franz Heep e Gian Carlo Gasperini.

No Brasil, conhece Maria Ranschburg, húngara de nascimento e bailarina que também imigrou para o Brasil pelas mesmas razões. Em 1942, casam-se e Maria adota o sobrenome de seu esposo. Em razão da doença (poliomielite), Maria Duschenes (1922-2014) concentra suas atividades na coreografia e no ensino de dança. Foi uma das introdutoras de métodos de vanguarda de dança moderna no país, em particular os de Dalcroze e Laban. Destaca-se no cenário da dança moderna no Brasil por oferecer formação prática e teórica na Teoria de Movimento de Laban a educadores, psicólogos, dançarinos, coreógrafos e atores. Boa parte dessas aulas foram ministradas na casa do casal no bairro do Sumaré em São Paulo onde também reuniam, com regularidade, intelectuais, artistas, professores e jovens estudantes em sessões de projeções de filmes produzidos pelo próprio Herbert motivando debates críticos sobre diferentes temáticas culturais.

Viajavam periodicamente para os Estados Unidos e outros países, o que acabou motivando Herbert a desenvolver um método de registro em audiovisual muito singular, gerando um grande acervo de filmes em Super-8. Herbert registrou desde arquiteturas e situações urbanas das cidades por que passaram, bem como exposições de arte e a arquitetura, entre elas as Bienais de Veneza e a Documenta de Kassel. Para alunos no Brasil, muitas dessas imagens em movimento foram centrais em sua formação cultural e artística. Além da cultura eurocêntrica, Duschenes realizou documentários audiovisuais de sua passagem pela Índia, Birmânia, Tailândia, Nepal, Japão, China, Havaí, entre outros.

"O dinamismo e a diversidade de um mundo em transformação eram observados e gravados por esse espírito inquieto e audacioso em multimídia

Em 1967 inicia um longo periodo de mais de 30 anos como professor de História da Arte e da Arquitetura no Departamento de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), nos cursos de artes visuais, arquitetura, design e comunicação visual. Esse acervo audiovisual foi largamente utilizado nessas aulas bem como em aulas que oferecia em cursos livres, seja na própria Faap como na Fundação Oscar Americano, no bairro do Morumbi.

Em 2010 os filhos Ronaldo e Silvia doaram ao Centro Cultural São Paulo os arquivos de Maria e Herbert Duschenes, o que inclui os filmes e registros em audio produzidos por Herbert.

Em abril de 2016, o Itaucultural promoveu a exposição "Ocupação Maria e Herbert Duschenes" que reuniu vídeos, fotos e documentos do legado artístico e cultural deixado pelo casal exilado no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Com curadoria de seu filho e neto, Ronaldo e Daniel Duschenes, a exposição ficou em cartaz até 12 de junho do mesmo ano. <http://www.itaucultural.org.br/ocupacao/maria-e-herbert-duschenes/>

Links relacionais: