Programação dos seminários da 27a BIENAL DE SÃO PAULO COMO VIVER JUNTO |
27 – 28.01.2006 |
Marcel, 30 organização Jochen Volz |
31.03 – 01.04.2006 |
Arquitetura [Architecture] organização Adriano Pedrosa |
09 – 10.06.2006 |
Reconstrução [Reconstruction] organização Cristina Freire |
04 – 05.08.2006 |
Vida coletiva [collective life].organização Lisette Lagnado |
10.2006 |
Trocas [Exchanges] organização Rosa Martinez | 10 – 11.11.2006 |
Acre organização José Roca |
Marcel, 30 organização Jochen Volz
Dia 27 19:30 - Abertura [Relato]
20 horas – Conferência: “A Águia do Oligozän até hoje” - Jürgen Harten
A águia do oligozän até hoje. Marcel Broodthaers dedicou seu Musée d’Art Moderne, Département des Aigles a um debate público sobre a missão dos museus, o papel dos artistas e a questão da mídia. Esta conferência baseia-se na cooperação de Harten com o artista, entre 1969 e 1975, e faz referência especial à exposição Section des Figures, realizada no Kunsthalle de Düsseldorf, em 1972, quando foi diretor da instituição.
The eagle from the oligozän until today. Marcel Broodthaers dedicated his Musée d´Art Moderne, Département des Aigles — installed in Brussels 1968 — to a free public debate about the mission of museums, the role of artists and the matter of media. The lecture is based on Harten’s cooperation with the artist between 1969 and 1975, with special reference to the exhibition of the Section des Figures at the Kunsthalle Düsseldorf in 1972. [Relato]
20h45 – Conferência: “A Instituição artística sob suspeita” - Lisette Lagnado
A instituição artística sob suspeita. Em 1968, Broodthaers abre um museu em sua casa, em Bruxelas. Em 1969, Hélio Oiticica realiza a mostra Experiência Whitechapel, em Londres, e anuncia que não mais exporá em instituições artísticas. Daquele momento em diante, cada um converte seu “habitat” em lugar de convívio para a percepção da vida cotidiana como processo criativo. O que une e o que separa estes artistas, que inventaram táticas à margem da instituição? Por que falar deles hoje? - Lisette Lagnado é curadora geral da 27ª Bienal.
The art institution under suspicion. In 1968, Broodthaers opens his own museum in his apartment in Brussels. In 1969, Hélio Oiticica exhibits almost all his work in London, and calls the show Whitechapel Experience, saying that he would no longer present exhibitions in art institutions. From the following decade on, each of these artists converts their “habitat”, private space, in a place to invite people to sense everyday life as a creative process. What is it that unites and sets apart these two artists, who invent a tactic outside the institution? Why should we still talk about them? - Lisette Lagnado is chief curator of the 27th Bienal. [Relato] Vídeo
- módulos 1 e 2 1) Apresentação do presidente da Fundação
Bienal – Manoel F. Pires da Costa;
2) Fala de Marie Broodthaers
3)
Abertura de Jochen Volz
4) Conferência: “A Águia do Oligozän
até hoje” - Jürgen Harten
5) Conferência: “A
Instituição artística sob suspeita” - Lisette
Lagnado
Dia 28 10 horas –
Conferência: “No ar: os curtos-circuitos alegóricos de Marcel Broodthaers” – Stéphane Huchet
No ar: os curtos-circuitos alegóricos de Marcel Broodthaers. Ao realizarem uma articulação complexa das imagens, das palavras e do real, as estratégias artísticas de Broodthaers criam um curto-circuito alegórico da arte como sistema, memória e instituição. Broodthaers é um artista hermeneuta, que comunica um estoque de lugares, mirabilia poético-críticas, que colocam em funcionamento uma máquina argumentativa movediça ad eternum, antecipando muitos aspectos da arte contemporânea.
On the air: the allegorical short-circuits of Marcel Broodthaers. Broodthaers’ artistic strategies, while articulating images, words and the real in a complex way, create an alegorical short-circuit of art (never ending moule and eagle), as system, memory, and institution. Broodthaers is a hermeneut artist, who communicates various instances, critical-poetic mirabilia, which put endlessly at work a moving [Relato] Vídeo
- módulo 3
11 horas – Conferência: “Deslocamentos Rítmicos: o artista como agenciador, como curador e como crítico” - Ricardo Basbaum
Deslocamentos rítmicos: o artista como agenciador, como curador e como crítico. A partir da prática de Broodthaers, esta palestra discutirá a imagem e as características do artista contemporâneo como resultante de um percurso fl exível e do deslocamento rítmico por diversos papéis dentro do circuito de arte, onde as pesquisas de produção de linguagem e a busca do poema não se dissociam das práticas do agenciamento, da curadoria e da crítica.
Rhythmical deslocations: the artist as promoter, curator and critic. Departing from the practice of Broodthaers, this lecture will discuss the image and the characteristics of the contemporary artist, as resulting of a fl exible path and of the rhythmical deslocation through a miriad of roles in the art world, where the researches of language production and the search of the poem are not dissociated from the practices of promoting, of curatorship, and of critique. [Relato]
11h45 – Debate Relato Vídeo
- módulo 4 (Conferência 4 e Debate 1)
15h00 –
Conferência: “Correspondências para além do silêncio” - Dorothea Zwirner
Correspondências para além do silêncio. Broodthaers é um dos mais importantes representantes da “crítica institucional”, que teve início com as vanguardas históricas no início do século 20. Seu conceito de arte e sua atitude são abordados aqui em relação a seus contemporâneos George Brecht e Joseph Beuys, e interpretados como ponto de partida para artistas da geração seguinte.
Correspondences beyond silence. Broodthaers is one of the most important representatives of the “institutional critique”, which started out with the Avantgarde of the beginning of the 20th century. His art concept and his attitude are approached here in relation to his contemporaries George Brecht and Joseph Beuys, and interpreted as a starting point of artists of younger generations. [Relato] Vídeo
- módulo 5
16 horas – Conferência: “Speakers’ Corner, sopro a sopro” - Rirkrit Tiravanija
Speakers’ corner, sopro a sopro. Em 1972, Broodthaers apresentou sua ação Speakers’ Corner no Hyde Park de Londres, que serviu de material para um fi lme com mesmo título. Para a perplexidade e jocosidade dos passantes, Broodthaers é fi lmado fazendo um discurso mudo, segurando uma pequena lousa de dois lados em que se lêem injunções, tais como preste atenção, visite a national gallery, visite a tate gallery, ou declarações, apenas para artistas, vocês são artistas, ou simplesmente silêncio, que são escritas a giz e apagadas sucessivamente pelo artista. A partir desta obra, a discussão aborda a idéia de ação e interação como uma linguagem de resistência e coexistência, ou como a mudez pode ser ruidosa, sugerindo um Broodthaers acionista/situacionista.
Speakers’ corner, blow by blow. In 1972, Broodthaers presented his action Speakers’ Corner in London’s Hyde Park, which served as the material for a fi lm with the same title. To the bemusement and jocularity of passers-by, Broodthaers is fi lmed offering a silent speech, holding up a small two-sided blackboard on which are written injunctions, such as pay attention, visit national gallery, visit tate gallery, or assertions, for artists only, you are artists, or simply silence, each one of which is wiped out before Broodthaers chalks up the next. Departing from this piece, this lecture will approach the idea of action and interaction as a language of resistance and coexistence, or how muteness can become very loud, suggesting an actionist/situationist Broodthaers. [Relato] Vídeo
- módulo 6 Vídeo - módulo 7 Filme de Marcel Broodthaers apresentado durante a palestra de Rirkrit
Tiravanija - parte 1
16h45 – Debate Final [Relato] Vídeo - módulo 8
1) Filme de Marcel Broodthaers apresentado durante a palestra de Rirkrit
Tiravanija - parte 2
2) Debate final
18h00 – Encerramento do seminário
(Fonte: site da Bienal de São Paulo: http://bienalsaopaulo.globo.com/) |