Você está aqui: Página Inicial / Livros

Livros Fórum Permanente

Aqui estão disponíveis livros editados pelo Fórum Permanente, entre eles: a) o livro "Panorama Reflexivo, 11 anos de Encontro Paulista de Museus"; b) a coleção de livros publicados pelo Fórum Permanente em parceria com a Editora Hedra em 2011 e c) os livros da exposição do artista Antoni Muntadas, "About Academia".

 

PANORAMA REFLEXIVO: 11 Anos de Encontro Paulista de Museus; conceitos, políticas, ações, redes, públicos e memórias

No dia 07 de Julho de 2021 o Fórum Permanente em pareceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem-SP) e a Acam Portinari lança o livro Panorama Reflexivo 11 anos de Encontro Paulista de Museus. O e-book proposto pelo Fórum Permanente ao SISEM-SP e Acam Portinari no início de 2018,   traz textos dos principais dirigentes envolvidos em mais de uma década de construção e manutenção de uma política pública voltada aos museus do Estado. A obra conta, também, com uma seleção de relatos críticos produzidos para cada edição, além de um relato crítico retrospectivo sobre as principais mesas e desdobramentos gerados por cada EPM, entre outros materiais inéditos. Ela está disponível gratuitamente em PDF / EPUB como também na plataforma do Fórum Permanente, na versão html.

El 07 de julio de 2021 el Fórum Permanente en colaboración con el Sistema de Museos del Estado de São Paulo (Sisem-SP) y Acam Portinari lanza el libro Panorama Reflexivo 11 años de Encuentro Paulista de Museos. El libro electrónico propuesto por el Fórum Permanente a SISEM-SP y Acam Portinari a principios de 2018, trae textos de los principales líderes involucrados en más de una década de construcción y mantenimiento de una política pública dirigida a los museos en el Estado. La obra también incluye una selección de relatos críticos elaborados para cada edición, así como un relato crítico retrospectivo sobre los principales cuadros y desarrollos generados por cada EPM, entre otros materiales inéditos. Está disponible gratuitamente en PDF / EPUB y también en la plataforma del Fórum Permanente, en versión html.

 

Versão PDF (páginas simples) / Versão EPUBVersão PDF (páginas duplas)

Versión en Español - (PDF Paginas simples) / Versión EPUB / Versión PDF (paginas duplas)

English Version -  (PDF single pages) / EPUB Version / PDF Version (Spread Pages)

 


 

COLEÇAO FORUM PERMANENTE DE LIVROS

Os três primeiros livros da coleção do Fórum Permanente são bilíngues (português e inglês) e foram premiados pelo Programa Brasil Arte Contemporânea, fruto da iniciativa entre o Ministério da Cultura e a Fundação Bienal. A coleção lançada em 2011 em diferentes cidades no Brasil e no Exterior, se apresenta inicialmente por meio de três livros:

    Acesse a agenda de lançamento da Coleção de Livros do Fórum Permanente.

    Texto de apresentação da coleção

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Museu Arte Hoje

    Organização de Martin Grossmann & Gilberto Mariotti

    Sumário com link para os textos

    Relatos Críticos: Seminários da 27a Bienal de São Paulo |

    Organização de Ana Letícia Fialho & Graziela Kunsch

    Sumário com link para os textos

    Modos de Representação da Bienal de São Paulo

    de Vinicius Spricigo

    Acesso ao texto


     

    About Academia: uma interpretação online

    Em 2019 o Fórum Permanente conquistou o edital ProAC para produzir a exposição About Academia do artista espanhol Antoni Muntadas. Dada a pandemia de covid-19 a exposição foi realizada na virtualidade e pode ser acessada em www.aboutacademia.iea.usp.br

    About Academia provoca uma reflexão por meio da arte sobre o sistema acadêmico e universitário estadunidense, mais especificamente sobre a dualidade público/privado, assim como as complexas relações que existem entre a produção do conhecimento e os interesses econômicos que influenciam a educação em suas diferentes formas de pedagogia. Partes integrantes da vídeo instalação estão as duas publicações que são as entrevistas completas com os professores e as transcrições das falas dos alunos. As duas obras estão disponíveis em português e espanhol, ao preço módico de cinco reais por edição AQUI