Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Vahan Agopyan

Vahan Agopyan

Engenheiro e pesquisador brasileiro

Graduado em Engenharia Civil (1974) e mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1978) e PhD (Civil Engineering) pela University of London King´s College (1982).

Atualmente, é Professor Titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Reitor da USP e Conselheiro do IE - Instituto de Engenharia, IMT - Instituto Maua de Tecnologia, CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e de outras instituições.

Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, Diretor da Escola Politécnica da USP, Diretor Presidente e conselheiro do IPT, Vice Presidente e conselheiro do CIB - International Council for Research and Innovation in Building and Construction, representante de área na CAPES, e como tal, membro do Conselho Superior da Agência, Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Presidente do Conselho Superior do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e membro do Conselho Superior da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Tem experiência na área de Construção Civil, com ênfase em Materiais e Componentes, atuando principalmente com materiais reforçados com fibras. Mais recentemente, dedica-se aos estudos da qualidade e sustentabilidade da Construção Civil. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Eminente Engenheiro do Ano, Personalidade da Tecnologia, Cidadão Paulistano, membro da API - Academia Panamericana de Ingenieria e da ANE - Academia Nacional de Engenharia.