Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Exposições / Arte Contemporaneo - ARCO / Imprensa: Notícias ARCO 2008 / Bienal do Mercosul em Madri

Bienal do Mercosul em Madri

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 13/02/08

O Diretor-presidente da Fundação Bienal do Mercosul, Justo Werlang está em Madri, capital da Espanha, a convite do Ministério da Cultura para participar da ARCO 2008, uma das mais importantes feiras de arte contemporânea do mundo. Werlang integra uma comitiva de gestores de instituições de arte contemporânea brasileiras, que vai visitar a feira e outras instituições artísticas.

O Brasil é este ano o país homenageado da ARCO, que está na sua 27ª edição. O evento é um dos pontos de confluência de maior destaque do roteiro de feiras internacionais freqüentadas por colecionadores europeus, norte-americanos, asiáticos e latino-americanos. Nesta edição comparecem representantes de 295 galerias de 34 países.

O Ministério da Cultura é responsável pela participação do Brasil como país convidado do evento, tendo como curadores responsáveis pela escolha dos 108 artistas brasileiros, Moacir dos Anjos (que foi co-curador da mostra Conversas na 6ª Bienal do Mercosul) e Paulo Sergio Duarte (curador da 5ª Bienal do Mercosul).

Para referência

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre/RS, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul. A Bienal do Mercosul é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte latino-americana no mundo.

Em doze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.