Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Jornadas / Jornada da Quarentena / Notícias Jornada da Quarentena / Fabio Szwarcwald: “Me surpreende shopping abrir antes de museu”

Fabio Szwarcwald: “Me surpreende shopping abrir antes de museu”

Por Bruna Motta para a Veja RIO em 08/07/2020.
Fabio Szwarcwald: “Me surpreende shopping abrir antes de museu”

Fabio Szwarcwald: "Precisamos trazer os mais jovens para os museus, furar essa bolha", disse o diretor do museu MAM e colunista da Veja Rio MAM/Divulgação Leia mais em: https://vejario.abril.com.br/coronavirus/pandemia-reabertura-museus/

Veja a live no Instagram: “Os museus precisam se aproximar do público e furar bolhas”, diz o diretor do @mam.rio, Fabio Szwarcwald (@fabioszwarcwald). Confira a entrevista ao vivo!

O diretor do MAM foi o quinto convidado da série Colunistas Ao Vivo e falou sobre suas expectativas para a reabertura de equipamentos culturais

Fabio Szwarcwald, diretor do Museu de Arte Moderna do Rio e colunista de VEJA Rio, foi o quinto convidado da série Colunistas ao Vivo, no Instagram da revista.

No bate-papo, realizado nesta quarta (8), Fabio falou sobre a expectativa para a reabertura do MAM Rio e como a pandemia transformou o segmento artístico. No fim da conversa, o economista indicou dois livros que o inspiraram durante a quarentena. Abaixo, alguns trechos da conversa:

A arte não para

“Foi desafiante começar um novo trabalho (ele assumiu a diretoria do MAM Rio em janeiro) e logo depois estourar uma pandemia. Tivemos de reestruturar a nossa equipe de um espaço físico para o on-line. Mas estou feliz porque o resultado tem sido positivo. Conseguimos dar vazão a vários programas de forma virtual”

A volta às atividades presenciais

 

“A ideia é reabrir, recebendo visitantes, em meados de agosto. Nós temos um espaço muito generoso no MAM. Para mim, é um pouco surpreendente que reabram primeiro os shoppings, enquanto os museus seguem fechados. Até porque é mais fácil controlar os visitantes dentro de um museu.

Mostra Irmãos Campana

“A exposição, aberta em 14 de março, só pôde durar dois dias. Foi uma pena. Ela está pronta, esperando pelo público, e ficará três meses em cartaz. O museu está pronto para a reabertura. As exposições que seriam finalizadas no primeiro semestre foram postergadas para o próximo. Reorganizamos todo o calendário”.

 

Medidas de proteção

“Dentro do protocolo que estamos estabelecendo, não será mais possível comprar o ingresso fisicamente, apenas on-line. Vamos medir temperatura, obrigar o uso de máscaras e vamos organizar circuitos, para que as pessoas não se cruzem. O MAM Rio tem a vantagem de não ter corredores e ser bem amplo. Além disso, tem aquele jardim maravilhoso, projetado por Burle Marx. Queremos fazer muitas atividades ao ar-livre. Quem sabe um drive-in no estacionamento?”

 

Caminho sem volta

“Todo mundo teve que se adaptar rapidamente para utilizar as ferramentas on-line de forma diferente. As coleções nos museus, a partir de agora, serão todas filmadas, fotografadas e disponibilizadas on-line para o público. Estamos investindo bastante nisso. O retorno é muito bom. É um espaço muito democrático. O museu precisa renovar o público e cativar as pessoas. Os jovens têm que gostar de ir a um museu”

 

Arte como um pilar econômico

“As pessoas, na pandemia, estão se apoiando nos livros que leem, nos filmes que estão vendo, nas visitas on-line nos museus. A cultura tem uma potência enorme, não só de divulgação do nosso país, mas também por gerar empregos. Investir em cultura é fundamental e é muito rápido o retorno. O mercado artístico vai ser fundamental na retomada econômica”

 

Livros: Fabio Szwarcwald indicou duas leituras durante a live:
Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, Yuval Noah Harari
Catálogo A Reinvenção da Pintura, Abraham Palatnik

Fonte: https://vejario.abril.com.br/coronavirus/pandemia-reabertura-museus/

registrado em: