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Itaú Cultural lança edital de emergência destinado a músicos e produtores de podcasts

Por O Globo em 11/04/2020.

SÃO PAULO – O Itaú Cultural anunciou, nesta Sexta-Feira da Paixão (10), o segundo edital de emergência para financiar artistas que perderam trabalho ou renda durante a quarentena imposta pela epidemia de Covid-19. A segunda fase do projeto “Arte como respiro: múltiplos editais de emergência” contempla músicos e produtores de podcasts. As inscrições começam nesta segunda (13) e se estendem até quarta (15) no site do Itaú Cultural.

– A participação se dá a partir das possibilidades reais deste período. Não estamos em busca de perfeição, mas, sim, das músicas, reflexões e histórias que brotam ou são lembradas neste momento e precisam ser compartilhadas – explica Edson Natale, gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural. – Este edital de música foi construído na emergência e na necessidade de acolher e colaborar com os profissionais que formam a cadeia produtiva da música, como roadies, técnicos, educadores e iluminadores.

A categoria “Autoral” é reservada a composições, sejam elas individuais ou parcerias, de quaisquer gêneros musicais. Já projetos em áudio sobre a música brasileira poderão ser inscritos na categoria “Podcasts”. Os podcasts, explica o comunicado à imprensa enviado pelo Itaú Cultural, podem partir “do ponto de vista local, do bairro, comunidade, cidade, região, contexto nacional ou de movimentos musicais”.

A equipe de programadores do Núcleo de Música vai selecionar 80 composições e 40 podcasts entre os inscritos. Segundo o Itaú Cultural, os critérios para escolha serão “subjetivos, poéticos, de criatividade e originalidade, entre outros”. Os selecionados serão contatados por e-mail até 5 de maio. Os compositores e os produtores de podcasts receberão, respectivamente, R$ 5 mil e R$ 2,5 mil pelo licenciamento dos direitos autorais.

Os projetos contemplados pelo edital serão incluídos na grade programação virtual do Itaú Cultural ou em “outros canais de exibição”. A princípio, todos os projetos selecionados serão apresentados ao público até 31 de agosto. No entanto, o instituto avisa que a agenda pode mudar “diante do quadro social referente à pandemia ou de necessidades da própria organização”.

O primeiro edital do projeto “Arte como respiro” foi anunciado no último dia 3 e as inscrições aconteceram entre os dias 6 e 10. Essa primeira fase foi reservada às artes cênicas (circo, dança e teatro). Até 25 de abril, quando os contemplados serão avisados por e-mail, o Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural vai selecionar 120 projetos em dois eixos distintos: 90 “trabalhos produzidos na quarentena” e 30 “espetáculos cênicos completos já gravados”. Cada um receberá até R$ 10 mil pelo licenciamento dos direitos autorais por um ano. Segundo o regulamento, os valores pagos variam “de acordo com as características do trabalho e quantidade de pessoas envolvidas”. Os projetos de artes cênicas também serão incluídos na programação virtual do Itaú Cultural ou exibidos nos canais dos próprios artistas com apoio da instituição.

Dinheiro para a cultura

O Itaú Cultural ainda promete lançar um terceiro edital de emergência, dedicado às artes visuais. Ao anunciar o projeto “Arte como respiro”, o instituto afirmou que seu objetivo era “acolher os artistas obrigados a atuar isoladamente se sem remuneração, neste momento” e “gerar recursos para a economia criativa”.

– Com essa ação, reafirmamos nosso papel de fomentar a arte,estimular a difusão do fazer cultural e provocar a capacidade criativa do setor – disse Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. – Em meio à pandemia que afeta a todos nós, cada setor precisa estar ainda mais junto para buscar soluções ou formas de diminuir os impacto negativos.

Saron também encorajou outras instituições a financiar o trabalho de artistas enquanto durar a quarentena:

– Instituições que tenham condições semelhantes às nossas podem desenvolver programas e ações para oferecer mais imaginação, criatividade e oxigênio afetivo para a população nestas circunstâncias tão difíceis e, ao mesmo tempo, apoiar a economia da cultura.

Na última segunda (6), o Banco do Brasil também anunciou um edital de patrocínio de projetos culturais para preencher a programação dos Centros Culturais Banco do Brasil no Rio, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília ao longo de 2021 e 2022. As inscrições já estão abertas e se estendem até 5 de junho no site de patrocínios do banco, onde também está publicado o regulamento. O resultado da seleção está previsto para sair em setembro deste ano.

Podem se inscrever propostas de diversas áreas artísticas, como artes cênicas, cinema, artes visuais e música, além de programas educativos. Os produtores, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, podem ser de qualquer lugar do Brasil, não necessariamente das cidades onde há CCBBs.

Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/itau-cultural-lanca-edital-de-emergencia-destinado-musicos-produtores-de-podcasts-24365823

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