Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Oficinas e Workshops de Curadoria / Curadoria e Contexto / Informações sobre as oficinas

Informações sobre as oficinas

Objetivos
Formação conceitual e prática em projetos curatoriais, com ênfase em arte contemporânea, dando continuidade às ações realizadas pelo Centro Cultural da Espanha, em especial às conversas iniciadas no projeto Experiências dialógicas e às oficinas de curadoria organizadas pelo Fórum Permanente. Neste novo programa de atividades o foco se desloca do projeto conceitual curatorial para aspectos práticos da atividade curatorial assim como sua interação, necessária, com outras áreas do conhecimento e com a esfera pública. O programa de oficinas procura assim ampliar o debate da "curadoria pela curadoria" para uma perspectiva de "curadoria e contexto".

 

Formato
Programa de quatro oficinas e um seminário de encerramento. Cada oficina terá duração de cinco dias e um total de vinte horas, incluindo sempre um dia de atividades externas. Os turnos serão definidos a cada oficina, em comum acordo entre convidados, Fórum Permanente e Centro Cultural da Espanha. Cada oficina contará com dois convidados e um mediador. Atividades complementares abertas ao público serão organizadas de acordo com a disponibilidade dos convidados.

 

Perfil do público
Curadores e agentes do sistema das artes que desenvolvem atividades relacionadas a práticas curatoriais como artistas, mediadores, educadores, críticos e produtores.

 

Processo de seleção
Para se inscrever os interessados devem enviar uma carta de intenção curta (até 500 caracteres), um mini-currículo (até 500 caracteres) e a síntese de um projeto curatorial próprio (já realizado ou que só exista como projeto) articulado com o(s) tema(s) das oficinas (até duas páginas A4, incluindo eventuais imagens, preferencialmente no formato PDF) para o email oficinas@forumpermanente.org. No assunto do email deve constar a frase "Inscrição para o Programa de oficinas Curadoria e contexto" e os anexos devem ser enviados nos formatos .rtf, .doc e/ou .pdf. No corpo do email incluir nome completo, email, telefones de contato e informar se gostaria de participar do programa como um todo ou de uma outra oficina específica.

Serão selecionados até 15 participantes por oficina. Aqueles que tiverem interesse em participar do programa integral ou que tenham interesse particular em um dos temas devem mencionar isso em sua carta de intenção, indicando de qual ou quais oficinas gostariam de participar. Além do programa das oficinas, exclusivas para os selecionados, serão organizadas sessões abertas ao público em geral, com transmissão online simultânea pelo Fórum Permanente.

 

Vagas
Até 15 participantes (gratuitas)

 

Cronograma das oficinas

1. Curadoria e gestão/produção - 28 de março a 1 de abril (Já realizada)

com Maria Ignez Mantovani e Gustavo Wanderley
mediação: Ana Letícia Fialho

Faz parte do trabalho curatorial a reflexão sobre a gestão e análise da viabilidade orçamentária do projeto a ser realizado, como também a familiaridade com o contexto cultural, econômico e mercadológico onde está inserido o projeto, aí incluídos as instituições envolvidas e os potenciais apoiadores/patrocinadores do projeto. Nesta oficina serão discutidos exemplos de negociação/articulação entre o projeto curatorial conceitual e sua viabilidade gerencial e orçamentária, uma vez que delas dependem o impacto social, os desdobramentos, a circulação e distribuição que o projeto venha a ter.

 

2. Curadoria e mediação critica - 12 a 16 de setembro

com Cayo Honorato e a dupla Javier Rodrigo & Antonio Collados (projeto Transductores)
mediação: Graziela Kunsch

A crescente incorporação da pedagogia nas práticas artísticas e curatoriais. Estudo de projetos educativos integrados a projetos curatoriais, para além das visitas guiadas de exposições. Ver como referência o projeto http://transductores.net

 

3. Curadoria, geopolitica e deslocamentos - 24 a 28 de outubro

com Gerardo Mosquera e Mariana Fix
mediação: Gilberto Mariotti e Tatiana Ferraz

Experiências curatoriais em contextos específicos/a partir de contextos específicos. Noções de escuta, pertencimento, nomadismo e deslocamento. Arte pública hoje. Residências artísticas. Trocas.

 

4. Curadoria e as tecnologias de acesso e memória cultural - a ser realizada em 2012

com Juan Insua e segundo convidado a confirmar
mediação: Martin Grossmann

Ampliação da prática curatorial diante dos desafios trazidos pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), principalmente no desenvolvimento de interfaces e aplicativos de registro, organização e recuperação de informação voltados para a pesquisa, divulgação, debate e exposição em arte e cultura contemporâneas. Pela oferta de recursos oferecidos hoje, principalmente pelas Tecnologias da Memória Institucional/Cultural é possível ampliar e problematizar o campo de ação dos projetos curatoriais. Tendo como base a atuação de plataformas curatoriais/editoriais que já utilizam os recursos das TICs, a oficina promoverá uma avaliação crítica da situação atual visando potencializar a apropriação e o uso artístico-cultural das TICs.

 

5. Seminário de encerramento -  (datas a confirmar)