Primeira Oficina

Curadoria e gestão/produção (já realizada)

Convidados: Gustavo Wanderley (Casa da Ribeira) e Maria Ignez Mantovani (Expomus)

Mediação: Ana Letícia Fialho, pelo Fórum Permanente

Registro em vídeo: atividade aberta ao público 31/03/2011

 

1

 Foto - 28/03/2011 -CCE_SP

Faz parte do trabalho curatorial a reflexão sobre a gestão e análise da viabilidade orçamentária do projeto a ser realizado, como também a familiaridade com o contexto cultural, econômico e mercadológico onde está inserido o projeto, aí incluídos as instituições envolvidas e os potenciais apoiadores/patrocinadores do projeto. Nesta oficina serão discutidos exemplos de negociação/articulação entre o projeto curatorial conceitual e sua viabilidade gerencial e orçamentária, uma vez que delas dependem o impacto social, os desdobramentos, a circulação e distribuição que o projeto venha a ter.

O trabalho curatorial não se trata de algo isolado do contexto de organização de uma exposição – ao contrário, é parte integrante e indutora de sua cadeia operatória, interdisciplinar por excelência. Compreender os diferentes atores que interagem num projeto, com suas distintas atribuições e inter-relações, é essencial para que a curadoria se desenvolva de forma articulada e eficiente.

Entende-se por contexto todos os profissionais que têm o desafio conjunto de empreender diferentes ações complementares e integradas para que se obtenha o resultado esperado de um projeto. A estes profissionais incorporam-se, de forma participativa no contexto, os agentes externos que também se inter-relacionam com o projeto, na medida em que o viabilizam. Assim, é fundamental que se estabeleça um diálogo sensível com as instituições envolvidas, as agências financiadoras, os patrocinadores, stakeholders e meios de comunicação.

Considerando-se o papel das mídias sociais na sociedade contemporânea, é também de fundamental importância avaliar, no desenvolvimento de um projeto curatorial, a propriedade de se utilizar as interfaces associativas e inclusivas que podem ser estabelecidas em torno do projeto. Mais do que considerar as mídias sociais como canais de difusão, pode-se inovar, integrando-as tanto à cadeia operatória do projeto, quer seja no desenvolvimento do próprio conceito ou na definição das linguagens, propondo-as como metodologia de trabalho, quanto – e por que não? – às próprias formas de expressão e de articulação social.

A oficina Curadoria e gestão/produção contará com apresentações de conteúdos e cases vivenciados profissionalmente pelos palestrantes convidados, assim como sessões de interação conjunta em torno de propostas curatoriais apresentadas pelos próprios participantes; haverá ainda uma apresentação aberta a diferentes públicos, como forma de ampliar o acesso aos conteúdos propostos.


Data 28 mar a 1 abr | Horário 2a, 3a, 4a e 6a feira das 18h às 22h e atividade pública na 5a feira, entre 19h30 e 22h30.

Local CCE_SP. Av Angélica, 1091 - Higienópolis, São Paulo SP.

Atividade Aberta ao público31 de março, no Centro Cultural da Espanha - 19h30 às 22h.

+ informações
oficinas@forumpermanente.org