Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 34ª Bienal / Rede da 34ª Bienal + Podcast Bienal, 70 anos

Rede da 34ª Bienal + Podcast Bienal, 70 anos

Fundação Bienal de SP, em 17/08/2021.

Rede 34ª Bienal
Adrián Balseca / Noa Eshkol

Publicação educativa

A partir deste sábado, 21 de agosto, você vai poder visitar mais duas exposições da rede da 34ª Bienal de São Paulo – Noa Eshkol: corpo coletivo, na Casa do Povo, e PLANTASIA OIL COMPANY, na Casa Sertanista / Museu da Cidade de São Paulo.

Na Casa do Povo , localizada no Bom Retiro, a exposição Noa Eshkol: corpo coletivo mostra os bastidores e o processo da pesquisa da dançarina, coreógrafa, professora e teórica Noa Eshkol (1924, Kibbutz Degania Bet, Palestina – 2007, Holon, Israel), conhecida por sua produção baseada em processos coletivos de trabalho e por um sistema único de notação do movimento (Eshkol Wachman Movement Notation – EWMN). A exposição busca também mostrar o ambiente em que suas coreografias foram criadas, com a exibição de documentos, obras têxteis (wall carpets) e vídeos. Saiba mais aqui .

Ao adentrar a Casa do Sertanista , equipamento do Museu da Cidade de São Paulo, por sua vez, você vai se deparar com a exposição PLANTASIA OIL COMPANY, do artista equatoriano Adrián Balseca. Resultado de pesquisa artística de longa data em torno da indústria petroquímica na Amazônia equatoriana, os trabalhos exibidos são espécies de ilhas tropicais, cultivadas e organizadas em latas oxidadas de diferentes tamanhos, cores e formas, além de slides de fotografias sobre o desmatamento da floresta pela indústria extrativista de borracha, madeira, petróleo e minérios. Do lado externo, você encontra também uma rampa para troca de óleo, em meio às diversas plantas amazônicas que crescem espontaneamente no local. Por meio desses trabalhos de cunho ambiental, Balseca propõe uma reflexão sobre o mundo em que vivemos e o que esperamos para as gerações futuras. Saiba mais aqui .

34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto estende-se pela cidade de São Paulo por meio de parcerias com mais de 20 instituições culturais. A partir de 4 de setembro, trabalhos de ambos os artistas também poderão ser vistos no Pavilhão da Bienal.

Noa Eshkol: corpo coletivo
21 de agosto a 15 de outubro de 2021
Terça a sábado, das 12h às 18h
Quintas com horário estendido até 20h
Entrada: gratuita e sujeita à lotação das salas. Não é necessário agendamento prévio.
Rua Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo - SP
Casa do Povo

Apoio internacional: ArtisConsulado Geral de Israel em São Paulo


PLANTASIA OIL COMPANY
21 de agosto a 5 de dezembro de 2021
Terça a domingo, das 10h às 16h
Entrada gratuita. Obrigatório o uso de máscara.
Praça Ênio Barbato, s/n – Caxingui – São Paulo – SP
Casa do Sertanista / Museu da Cidade de São Paulo



Os credenciamentos para pré-abertura para imprensa e profissionais estão abertos! Além disso, professores e público em geral já podem fazer agendamentos em grupo de visitas mediadas à 34ª Bienal.



 


No sétimo episódio do podcast Bienal, 70 anos, a narradora Marina Person se aproxima do presente, contando dos últimos dez anos das Bienais de São Paulo. O período foi marcado por obras polêmicas e também pelo aumento da presença de pautas dos movimentos negros, feministas e LGBTQIA+.


Além de muitas histórias e curiosidades, este episódio traz entrevistas com o artista Nuno Ramos, o executivo Heitor Martins, ex-presidente da Fundação Bienal e atual presidente do Masp (Museu de Arte de São Paulo), o curador Agnaldo Farias e a curadora Julia Rebouças. Confira a reportagem completa aqui.

Todo sábado, um novo episódio para você! Disponível gratuitamente em Splash, a plataforma de entretenimento do UOL, e no Soundcloud da Fundação Bienal, além de todas as plataformas de streaming: SpotifyDeezerApple Podcasts e no seu tocador predileto.



+ escute 🎧