Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 35ª Bienal / A 35ª Bienal chega à Bahia

A 35ª Bienal chega à Bahia

Fonte: Divulgação Bienal de São Paulo

A partir da semana que vem, o programa de mostras itinerantes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível chega à primeira cidade da região Nordeste do país!

Salvador (BA) vai receber um recorte da exposição no Museu de Arte Moderna da Bahia de 2 de maio a 26 de julho de 2024, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, com entrada gratuita.

A mostra ocupará quatro espaços no Museu, incluindo o Casarão e a Capela, e inclui obras que foram pensadas em relação à Bahia, como a instalação de Torkwase Dyson – que faz referência ao Forte Garcia d’Ávila, em Mata de São João – ou os documentos que atestam a existência de Xica Manicongo na antiga capital colonial.

A instituição irá sediar a maior exposição realizada fora do Pavilhão da Bienal, com dezoito participantes: Citra SasmitaDavi Pontes e Wallace FerreiraEdgar CalelEmanoel AraujoInaicyra FalcãoJulien CreuzetLeilah WeinraubLuiz de AbreuM’Barek BouhchichiMAHKUMalincheMarilyn Boror BorMaya DerenQuilombo CafundóRosana PaulinoSimone Leigh e Madeleine Hunt-EhrlichTorkwase DysonXica Manicongo.

A abertura acontece no dia 2 de maio, às 18h no MAM-BA e conta com visitas mediadas e apresentação da performance Repertório N. 3, de Davi Pontes e Wallace Ferreira.

Haverá ainda o lançamento do terceiro movimento da publicação educativa da 35ª Bienal, chamado caminhar através da dança, através da esquiva e de seus saberes, seguimos aprendendo, que contará com uma conversa com os artistas Inaicyra Falcão e Lázaro Roberto, do Zumví Arquivo Afro Fotográfico, no dia 3 de maio, sexta, às 18h, no Goethe-Institut Salvador.

Todos os eventos possuem entrada gratuita! Vai ficar de fora dessa?

Serviço
35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
Itinerância Museu de Arte Moderna da Bahia
Curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel
Abertura: 2 mai, 2024, quinta, 18h
Visitação: 3 mai – 28 jul 2024
ter – dom, 10h – 18h
Museu de Arte Moderna da Bahia
Av. Lafayete Coutinho, s/n
Comércio, Salvador, BA
admissão gratuita

Lançamento de caminhar através da dança, através da esquiva e de seus saberes, seguimos aprendendo – Terceiro movimento da publicação educativa da 35ª Bienal de São Paulo, com Inaicyra Falcão e Lázaro Roberto
3 de maio, 2023
sexta, 18h – 20h
Goethe-Institut Salvador
Av. Sete de Setembro, 1809
Comércio – Salvador, BA
admissão gratuita