Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Nova Cultura à Brasileira: Violências, Desmontes e Apagamentos / Bolsonaro diz que presidente da Fundação Palmares voltará ao cargo

Bolsonaro diz que presidente da Fundação Palmares voltará ao cargo

Por Matheus Schuch, para o site Valor Econômico, de Brasília em 13/02/202.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que o jornalista Sérgio Nascimento Camargo irá voltar para o comando da Fundação Palmares.

Camargo estava com a posse suspensa pela Justiça por ter dado declarações de que não há racismo no Brasil e de que a escravidão foi benéfica para os negros. A Fundação Palmares foi criada justamente para valorizar a cultura afro.

“Ele volta pra lá [Fundação Palmares]. O que acontece com a Regina Duarte? Todos os ministros podem indicar e eu tenho poder de veto. Eu acho que o garoto que foi liberado ontem, uma excelente pessoa”, disse o presidente.

Em seguida, questionado sobre a posse da atriz Regina Duarte na secretária especial de Cultura, o presidente disse que a data ainda não foi definida.

Na última quarta-feira, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, atendeu a pedido do governo e restabeleceu a nomeação de Sérgio Camargo.

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com recurso depois que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) manteve Camargo afastado do cargo, conforme decisão da Justiça Federal do Ceará em dezembro.

O ministro considerou que o Judiciário interferiu indevidamente em uma prerrogativa do Executivo - a da discricionariedade de nomear quem quiser à presidência da fundação, desde que preenchidos os requisitos legais.

Quando Camargo foi nomeado, vieram à tona diversas frases polêmicas publicadas por ele anteriormente em suas redes sociais — como a de que “não há racismo real” no Brasil e a de que a escravidão foi “benéfica para os descendentes”.

Segundo os juízos de primeira e segunda instância, tais manifestações “têm o condão de ofender justamente o público que deve ser protegido pela Fundação Palmares”, pondo em risco o princípio constitucional da equidade.

Com a reversão de medida pelo STJ, contudo, a Casa Civil está apta a editar novo ato que devolva o jornalista à presidência da instituição.

Fonte: https://valor.globo.com/politica/noticia/2020/02/13/bolsonaro-diz-que-presidente-da-fundacao-palmares-voltara-ao-cargo.ghtml