Estação Pinacoteca



Estação Pinacoteca – um novo espaço para a arte em São Paulo

 

O Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Cultura, oferece à cidade de São Paulo, no aniversário de seus 450 anos, um novo espaço de arte: a Pinacoteca Estação.

Às vésperas de seu primeiro centenário de vida, a ser comemorado em 2005, a Pinacoteca do Estado de São Paulo ganha mais um edifício para a ampliação e diversificação de suas atividades, o antigo prédio do DOPS, situado no Largo Gal. Osório, ao lado da Estação Julio Prestes e da Sala São Paulo. Inaugurado em 1914, o edifício foi projetado por Ramos de Azevedo para servir de armazém da Cia. Sorocabana. Nos anos do Regime Militar foi sede do DOPS e palco de algumas das mais violentas e tristes páginas da história política brasileira. Hoje, totalmente restaurado de acordo com projeto do arquiteto Haron Cohen, e dotado das melhores condições técnicas para atividades museológicas, o prédio, de 6 andares e cerca de 8.000 m2 de área, renasce com uma nova proposta de utilização, voltada para o aprimoramento da vida cultural da cidade.

O projeto de ocupação do edifício, a ser implantado ao longo do ano de 2004, prevê a instalação de diversos espaços expositivos, que abrigarão parte do extenso programa de exposições temporárias desenvolvidas pela Pinacoteca do Estado. Assim, no segundo andar, será inaugurada no dia 21 de janeiro próximo – marcando a inauguração da Estação Pinacoteca – a mostra Poemario, reunindo obras do grande artista mexicano José Clemente Orozco (informações no texto anexo). No mesmo espaço, a partir de maio próximo, será realizada uma grande exposição sobre o Modernismo brasileiro, com obras do acervo da Pinacoteca do Estado e da Fundação José e Paulina Nemirovsky, detentora de uma das mais significativas coleções de arte moderna brasileira. O quarto andar será destinado a exposições de curta duração, estando prevista a apresentação, a partir de julho, de uma seleção do acervo de arte do século XX do Stedelijk Museum de Amsterdan, na Holanda, com obras de Picasso, Kandinsky e Mondrian, entre outros.

A Estação Pinacoteca abrigará também o Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, assim denominado em homenagem ao casal paulista, grande incentivadores da gravura brasileira. Nele estará disponível para consulta pública, o importante acervo de c. de 2.000 gravuras pertencentes ao Museu. O Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, cujo início de funcionamento está previsto para maio próximo, contará ainda com dois espaços expositivos, um destinado a mostras do acervo e outros para exposições com obras de coleções particulares, além de um ateliê de impressão para o desenvolvimento de projetos de artistas.

O novo espaço da Estação permitirá à Pinacoteca do Estado a instalação de um Centro de Memória que terá como objetivo a constituição, preservação e pesquisa de um acervo documental sobre a história da Instituição, e a dinamização de sua Biblioteca –especializada em artes visuais – que será instalada no primeiro andar. Consolidando o papel educativo desempenhado pelo Museu, serão desenvolvidas na Pinacoteca Estação atividades de capacitação de professores e instaladas exposições voltadas para o público infantil.


Texto cedido pela Assessoria de Imprensa da Pinacoteca do Estado de São Paulo



Pinacoteca do Estado SP

Instituições