Você está aqui: Página Inicial / Parceiros / Páginas em desenvolvimento / Pinacoteca do Estado de São Paulo / Gestão / Programa Educativo Públicos Especiais Pinacoteca

Programa Educativo Públicos Especiais Pinacoteca


A Pinacoteca do Estado de São Paulo tem como uma de suas prioridades a ampliação das ações educativas que possam aprofundar a compreensão das obras de seu acervo. Esta iniciativa é reveladora de uma visão contemporânea da museologia, que defende a necessidade de tornar os acervos cada vez mais acessíveis ao público.

É dentro deste espírito que o programa Públicos Especiais se insere, participando das iniciativas da Área de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado.

O programa Públicos Especiais, viabilizado e apoiado pela Visanet, é um trabalho de ação educativa voltado para os chamados grupos especiais , compostos por pessoas com limitações sensoriais, físicas ou mentais, mas também voltado para os chamados grupos inclusivos, nos quais se busca a integração entre pessoas destes grupos especiais, com pessoas sem estas limitações.

O objetivo do programa é incentivar e ampliar o acesso dos públicos portadores de necessidades especiais ao importante patrimônio artístico e cultural brasileiro presente no acervo da Pinacoteca do Estado, participando do esforço nacional para uma ação social efetiva.

 

Programa Públicos Especiais

 

O Programa Públicos Especiais encontra-se voltado ao atendimento aos públicos especiais e inclusivos e à capacitação de profissionais para educação inclusiva, por meio de ações complementares:

 

Atendimentos ao Público Especial

Este programa consiste em visitas orientadas, previamente agendadas, nas quais o público especial, acompanhado por educadores especialmente capacitados, explora e conhece obras selecionadas do acervo.

Devido às limitações sensoriais, físicas e mentais deste público, estas obras são apresentadas por meio de recursos de apoio que exploram outros sentidos além do visual, tais como o tátil, olfativo, sonoro e cinestésico. Dentre estes recursos foram desenvolvidas reproduções em relevo de obras selecionadas do acervo, bem como jogos sensoriais que de forma lúdica e participativa, explicitam conhecimentos próprios das artes. A obra São Paulo, de Tarsila do Amaral, por exemplo, foi interpretada por meio da decomposição dos elementos da imagem em objetos tridimensionais, possíveis de serem manipulados pelos visitantes, tornando evidente o conceito de perspectiva da pintura.

O programa contempla, ainda, a elaboração de maquetes visuais e táteis do edifício da Pinacoteca, além de publicações adaptadas em tinta e braille.

 

Cursos, Parcerias e Assessorias

O programa Públicos Especiais oferece também a oportunidade para que estudantes e profissionais das áreas de museus, artes, educação inclusiva e saúde, sejam capacitados em projetos de ação educativa e cultural inclusivos, tendo como referência a arte brasileira e o patrimônio artístico e cultural pertencente ao acervo da Pinacoteca do Estado.

 

Equipe de implantação do Programa

 

Amanda Tojal

Arte-educadora e Museóloga, coordenadora do programa Públicos Especiais da Pinacoteca do Estado. Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP e doutoranda em Ciências da Informação e Documentação pela ECA-USP. Consultora e professora em ação educativa e cultural para públicos especiais em diversas instituições museológicas e de ensino superior.

Coordenou e implantou projetos em diversas instituições museológicas e culturais de São Paulo como o projeto Museu e Público Especial no Museu de Arte Contemporânea da USP (1991 a 2002) e o programa de atendimento a Públicos Especiais na Mostra do Redescobrimento – Brasil +500 no ano 2000.

 

Margarete de Oliveira

Educadora do programa Públicos Especiais , graduada em Letras e pós-graduada em "Praxis Artísticas e Terapêuticas: Interface da Arte e da Saúde" pela Faculdade de Terapia Ocupacional da USP. Atua em projetos e ações educativas nas áreas de Arte, Literatura, Educação e Educação Especial em espaços culturais e museus de arte.

Participou como educadora no projeto Museu e Público Especial do MAC-USP elaborando material didático de apoio para as exposições desse programa.

Professora da Carmim Escola Social de Arte, ligada ao terceiro Setor e a área da Saúde, orientando o estágio dos alunos nos hospitais de atuação do Projeto Carmim, e na prática de construção e elaboração de material didático ligados aos projetos educativos desenvolvidos por esses alunos.

 

Alfonso Ballestero

Artista Plástico e Arte Educador. Mestre em Artes Plásticas pela ECA-USP. Desenvolvimento e assessoria de projetos de acessibilidade universal junto instituições públicas e privadas de arte e intercâmbios com pesquisadores europeus.

Professor de artes para grupos inclusivos, projeto de pesquisa e execução de re-produções em relevos das obras de arte do acervo para públicos especiais junto à Pinacoteca do Estado.

 

Dayse Tarricone

Designer, especializada na concepção e confecção de esculturas táteis, réplicas articuláveis de obras de acervos de artes plásticas, material didático, mesas e maquetes adaptadas à compreensão e fruição de pessoas portadoras de deficiências sensoriais, motoras e mentais.

Pesquisa e execução de museografia, maquetes, jogos e réplicas de esculturas para a exposição "O Toque Revelador: a poética das formas" dos projetos Museu e Público Especial e Museu Educação e o Lúdico do Museu de Arte Contemporânea da USP (1999). Concepção e execução de maquetes do Parque Ibirapuera e dos pavilhões OCA, Manoel da Nóbrega e Bienal para a Mostra do Redescobrimento – Brasil +500 (2000).Curadoria e concepção da exposição "Um ponto uma nova trajetória", SEST/SENAT (2002).


Texto cedido pela Assessoria de Imprensa da Pinacoteca do Estado de São Paulo


Comentários



Política Educacional Pinacoteca

Gestão Pinacoteca

Instituições