Você está aqui: Página Inicial / Parceiros / Páginas em desenvolvimento / Pinacoteca do Estado de São Paulo / Gestão / Capacitação de professores

Capacitação de professores


O interesse em potencializar a utilização das obras de nosso acervo como recursos educativos em sala de aula visando a construção do interesse pela arte e cultura promove diferentes ações, voltadas à capacitação de professores, tanto para a exposição de obras de nosso acervo, quanto para exposições temporárias.

Entre as capacitações o programa Bem-vindo, professor!, realizado pelas Secretarias de Estado da Cultura e da Educação – por meio da Pinacoteca do Estado, da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e da Coordenadoria de Normas Pedagógicas (CENP), promove encontros de capacitação para professores das áreas de Artes, Língua Portuguesa, História e Coordenadores Pedagógicos de escolas estaduais do Ensino Médio.

Em 2003 atendemos as Diretorias de Ensino SUL 1 e SUL 2, e em 2004 a três Diretorias de Ensino da grande São Paulo: Caieiras, Carapicuíba e São Bernardo do Campo, atingindo um total de cerca de 900 professores e recebendo 25.000 alunos em visitas monitoradas ao acervo.

O Bem-vindo, professor! é composto de ações interligadas tais como Curso de capacitação de 40 horas, divididos em cinco encontros, com 45 professores por turma; programa integrado de visita museu-escola, responsável pelo recebimento, no museu, em visita monitorada, dos alunos dos professores em formação; orientação de projetos interdisciplinares; materiais de apoio ao professor e aos alunos, desenvolvidos como forma de aprofundar os conhecimentos adquiridos no curso e nas visitas monitoradas;  além da promoção de um seminário para troca de experiências, apresentando os projetos desenvolvidos pelos professores a partir do curso de capacitação e de seus resultados.

 

Encontros de capacitação

Com conteúdo voltado para a construção do saber em arte e a utilização de imagens do acervo da Pinacoteca como recursos educativos em sala de aula, para professores da rede pública estadual de ensino médio, tendo a construção de projetos interdisciplinares como resultado final; os Encontros de Capacitação acontecem no 5º andar da Estação Pinacoteca, espaço totalmente adaptado para este fim.

Materiais de apoio

Para aproximar o conteúdo do século XIX dos alunos do ensino médio do século XXI foi elaborado o material De Olho na Pinacoteca, que trata de forma interpretativa as imagens selecionadas do acervo da Pinacoteca, gerando uma aproximação educativo-afetiva para com o aluno visitante.

 

Programa Integrado de visita Museu-Escola

Uma das premissas do programa é garantir o recebimento de 88 alunos de cada uma das escolas envolvidas em visitas monitoradas por educadores ao acervo da Pinacoteca. Para propiciar a vinda de alunos estudantes do período noturno, durante um dia por semana o museu abre suas portas para este público que muitas vezes tem esta como a única oportunidade de acesso à cultura.


Texto cedido pela Assessoria de Imprensa da Pinacoteca do Estado de São Paulo


Comentários:




Política Educacional Pinacoteca

Gestão Pinacoteca

Instituições