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Programa de Inclusão Sociocultural Pinacoteca




A Pinacoteca do Estado é um museu público vinculado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O fato de ser um museu público e com grande espaço na mídia não garante, entretanto, uma freqüência irrestrita, como já demonstrado por pesquisas de público que apontaram um perfil do público visitante da Pinacoteca como sendo eminentemente escolarizado, freqüentador usual de equipamentos culturais e com alta renda familiar.

Em função desta percepção, a Área de Ação Educativa da Pinacoteca vêm atuando em diversas frentes de trabalho, entre elas a constituição do Programa de Inclusão Sociocultural, que busca uma maior variedade e abrangência do público visitante do museu, e ao mesmo tempo sistematizar processos qualificados que ampliem o acesso à Pinacoteca e à sua coleção, e por extensão, à arte. Este programa já vem atuando junto a populações socialmente marginalizadas da cidade de São Paulo, como moradores de rua e de albergues e jovens em situação de risco. Outra iniciativa deste programa se refere à articulação entre ações educativas e iniciativas de geração de renda que vêm se desenvolvendo com cooperativas e outros grupos que buscam na produção artesanal alternativas de trabalho e renda. Uma nova ação proposta foi a elaboração do curso de capacitação Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural, voltado para educadores e outros profissionais atuantes em organizações sociais que desenvolvam programas socioeducativos (ONGs e serviços de assistência social públicos ou privados), para a elaboração, execução e avaliação de projetos voltados para a inclusão sociocultural a partir das potencialidades educativas da Pinacoteca do Estado, formando-os como multiplicadores.

Objetivos do Programa de Inclusão Sociocultural:

diversificar o perfil de visitantes da Pinacoteca e promover o acesso qualificado aos bens culturais presentes no museu a uma camada da população brasileira desprovida de oportunidades educacionais;

● inserir os participantes no universo do museu, ressaltando suas potencialidades educativas e de exercício da cidadania;

● promover a formação de multiplicadores em inclusão sociocultural a partir das experiências educativas realizadas na Pinacoteca;

● desenvolver a criatividade e o universo cultural dos participantes, ampliando seu repertório e suas noções de pertencimento cultural;

● promover a construção de capacidades, compreendidas como a aquisição e manejo de conhecimentos e habilidades, que podem ser cognitivos, emotivos ou vivenciais;

● desenvolver a percepção estética e a alfabetização visual dos grupos, subsídio tanto para suas criações, quanto para o fortalecimento de sua consciência crítica;

● promover processos de diálogo que estimulem a autoconfiança dos participantes;

● gerar parcerias visando contribuir para a geração de renda autônoma, para grupos com este perfil.


Atendimento a Grupos

Por meio de parceria com instituições, são elaborados e realizados atendimentos diferenciando os percursos e atividades segundo a especificidade do grupo atendido. Desta forma é possível acompanhar desde resultados objetivos, como produtos para geração autônoma de renda, ou subjetivos, como o fortalecimento do senso de pertencimento cultural e da auto-estima.

 

Cursos Ação Inclusiva

Numa iniciativa pioneira, a parceria entre o IMPAES- Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social - e o PISC, promove o primeiro curso de capacitação para profissionais em inclusão sociocultural. A iniciativa parte da percepção de uma instrumentalização mais densa para profissionais atuantes em instituições com perfil socioinclusivo que, como nós, apostam na arte como veículo potencial dessa inclusão.

Com 25 vagas, o primeiro curso de formação acontece em abril de 2005 e tem como resultado final a proposta de elaboração de um projeto por cada profissional participante, com direito a acompanhamento de seu desenvolvimento por um ano, pelos profissionais do PISC- Pinacoteca.

 

Texto cedido pela Assessoria de Imprensa da Pinacoteca do Estado de São Paulo


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