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Projeto Bem-Vindo, Professor! Pinacoteca


A Pinacoteca do Estado de São Paulo possui um acervo, formado em sua maioria por arte brasileira, capaz de representar culturalmente os habitantes não apenas de São Paulo, mas também do Brasil. Reconhece, portanto, que um de seus maiores desafios nos tempos atuais é construir ações educativas que favoreçam a compreensão e a fruição das obras presentes em seu acervo. É em virtude da percepção deste papel educativo que o museu partilha com a escola a responsabilidade de formar cidadãos críticos e conscientes, que foi desenvolvido o projeto Bem-vindo, professor!, uma parceria entre a Pinacoteca do Estado, unidade da Secretaria de Estado da Cultura, e a Secretaria de Estado da Educação, por meio da FDE e CENP

Destinado a professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio, atuantes na rede pública estadual, o projeto tem como principal objetivo oferecer instrumentos que possibilitem a inclusão da arte no currículo escolar por meio da utilização das obras do acervo da Pinacoteca como recursos educativos em sala de aula. Propor a elaboração de projetos interdisciplinares entre os professores de Arte e História com o aporte do Coordenador pedagógico de cada uma das escolas participantes - tendo a arte como foco central - é instrumento que possibilita transformar professores e alunos em apreciadores de arte.

Este projeto atendeu, nesta primeira edição desenvolvida ao longo do segundo semestre de 2003, um total de 306 professores e cerca de 9.000 alunos de 102 escolas da rede estadual de duas Diretorias de Ensino da Região Sul da cidade de São Paulo. Dividido em 4 encontros, num total 32 horas, o curso para professores abordou, dentre outros temas, estratégias de leitura de imagem e conteúdos da arte do século XIX, um dos períodos de destaque no acervo da Pinacoteca.

A escolha do século XIX como núcleo articulador das primeiras ações deste projeto decorreu da importante coleção de obras deste período que a Pinacoteca possui em seu acervo; além de possibilitar uma abordagem cronológica, sendo o início de uma série de ações que pretendem contemplar a arte do século XX até os nossos dias. O século XIX foi um período de profundas transformações políticas e sociais no Brasil e estas transformações podem ser percebidas quando analisamos a arte produzida neste momento. Sobretudo em São Paulo, com o grande fluxo econômico derivado da cafeicultura, a arte mereceu um papel de destaque como criadora de imagens idealizadas que revelam o gosto e os valores da elite paulista da época.

Concebido mediante uma visão inovadora, o Bem-vindo, professor! foi organizado de maneira a gerar projetos elaborados e aplicados pelos professores em suas escolas, tendo como foco as obras do acervo para propostas interdisciplinares, articulando as práticas docentes de Arte e História. Durante o curso, os professores tiveram à disposição uma equipe para orientar a construção de seus projetos e foram estimulados a realizar pesquisas teóricas e visitas autônomas ao acervo do museu. O envolvimento do Coordenador Pedagógico foi fundamental para garantir a aplicabilidade e multiplicação do projeto nas escolas.

Para garantir a continuidade e o aprofundamento das ações iniciadas durante o curso, uma Biblioteca básica e um Material Educativo, especialmente construído para este fim, com reproduções de obras do acervo da Pinacoteca do Estado e orientações para os trabalhos em sala de aula, foram oferecidos às escolas participantes.

Os resultados potenciais do Projeto Bem-vindo, professor! podem ser percebidos - a título de exemplo - pelo projeto realizado na Escola Estadual Joaquim Adolfo Araújo, localizada na Vila Arriete, zona Sul da cidade de São Paulo e pelas reflexões e trabalhos plásticos ali desenvolvidos pelos alunos. O encerramento do curso de capacitação, com apresentação dos projetos realizados nas escolas e a troca de experiências entre os professores, demonstram o sucesso de iniciativas como esta, que concretizam a parceria entre o museu e a escola como instituições consagradas ao saber.

 

Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado da Educação, Associação dos Amigos da Pinacoteca e Pinacoteca do Estado de São Paulo.


Texto cedido pela Assessoria de Imprensa da Pinacoteca do Estado de São Paulo



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