Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2013 / DECLARAÇÃO INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM BOGOTÁ

DECLARAÇÃO INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM BOGOTÁ

DECLARAÇÃO INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM BOGOTÁ

Instituto Distrital das artes de Bogotá (idartes)

A atual conjuntura política e social pela qual passa Bogotá aflige a democracia, a paz e os direitos civis de todas e todos os cidadãos. Com a seguinte carta, que manifesta nossa solidariedade com Bogotá e com o setor da cultura, que tem tido ressonância nesta administração e, se você concordar com a Bogotá Humana, o convidamos para participar de maneira livre, assinando e encaminhando ao endereço avtoledo@alcaldiabogota.gov.co

 

ALCALDÍA MAYOR DE BOGOTÁ, D.C.

Declaração Internacional de Solidariedade com Bogotá

Nós, artistas, escritores, músicos, líderes e gestores culturais de diversos países do mundo, conhecendo a recente destituição do Prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, enunciamos nosso apoio ao mandatário, eleito por sufrágio do povo. Aderimos ao anúncio de reconhecimento ao exercício da democracia local e das liberdades políticas.

A deliberação do procurador-geral da Colômbia, é uma afronta para a democracia, para os direitos políticos do prefeito e os cidadãos que o elegeram. É preocupante que esta determinação, esteja desconhecendo as garantias constitucionais de uma nação democrática que procura construir novos cenários de paz, reconciliação e estabilidade regional.

Igualmente, esta situação causa preocupação quanto ao futuro da democracia na Colômbia, já que o prefeito de Bogotá provém de um processo de paz, assinado na década dos 90, entre o governo nacional e o Movimento 19 de Abril, M-19, o qual permitiu sua total reintegração à vida civil desde faz um quarto do século, tempo pelo qual tem participado democraticamente na vida política do país.

Acompanhamos as vozes que procuram o fortalecimento da democracia e da instituições na Colômbia, saudamos as declarações do Ministro da Justiça da Colômbia no sentido de “revisar o regulamento constitucional que permite cassar pessoas eleitas mediante voto popular”.

Pelo anterior, manifestamos nosso apoio a autonomia do Governo Local de Bogotá e pedimos à comunidade internacional e aos governos da região, atenção especial a garantia dos direitos políticos do prefeito Gustavo Petro.

 

________________________

Nome, assinatura, país

 

Navegação