Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2014 / INSCRIÇÕES ABERTAS - Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais

INSCRIÇÕES ABERTAS - Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais

INSCRIÇÕES ABERTAS - Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais

Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais - 2ª Edição

A segunda edição do Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais vai selecionar 10 projetos  - de proponentes do sexo feminino -  cujas ações visem estimular a reflexão e experiência artística, além do compromisso com a formação de público, com a inclusão social e a sustentabilidade. Ao todo, serão contemplados 10 prêmios de R$ 70 mil, cada.

 

O Prêmio visa o reconhecimento das mulheres nas artes visuais e a valorização da diversidade da cultura brasileira, no que se refere a temas relevantes da produção artística contemporânea, a transversalidade das artes com outras áreas do conhecimento, promoção da democratização da cultura e a acessibilidade aos equipamentos e bens artísticos e culturais.

 

Poderão ser realizadas, por meio deste edital ações tais como: exposições, mostras, oficinas, intervenções urbanas, performances, publicações, produção crítica e documental, seminários,mapeamentos, residências artísticas entre outras.

Inscrições – As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na plataforma SalicWeb. Para isso, os proponentes devem acessar o link

http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/.

 

Mais informações obre o edital - http://www.funarte.gov.br/edital/premio-funarte-mulheres-nas-artes-visuais-%E2%80%93-2%C2%AA-edicao/

 

Sobre a primeira edição do Edital Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais

 

A primeira edição do Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais selecionou iniciativas que englobaram um conjunto amplo de atividades ligadas às artes visuais e que visavam o estímulo à reflexão e experiência artística. Foram inscritos mais de 900 projetos, dentre os quais 10 foram selecionados.


A comissão de seleção foi composta por profissionais da Funarte, da Secretaria de Política para as Mulheres e especialistas do campo das artes visuais.  As proponentes contempladas receberam o valor de R$ 70 mil para a execução de seu projetos, que abordam diversas atividades como:  performance, intervenção urbana, seminário, publicação, exposição, criação livres em fotografia, entre outras.

 

Os projetos contemplados são das cidades de Vitória, Florianópolis, Belém, Campo Grande, Recife, Rio de Janeiro,  São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre e serão realizados até o primeiro semestre de 2014.

 

Acesse os sites de alguns projetos contemplados na primeira edição do Prêmio:

 

Atelier como espaço de conversa: diálogos femininos em foco na Subterrânea | Lilian Maus

http://mulheresnaartecontemporanea.wordpress.com/

 

em lugar nenhum/em todo lugar | Jacqueline Belotti

http://sites.xpd.com.br/lugarnenhum/

 

Entre Saltos | Coletivo Pi

http://www.coletivopi.com/

 

Projeções do feminino – Mulheres da Amazônia dando luz às cidades | Roberta Carvalho

http://projecoesdofeminino.hotglue.me/