Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2015 / Apresentação do livro "Polvo eres: el correr del tempo en María Elvira Escallón" de Julia Buenaventura

Apresentação do livro "Polvo eres: el correr del tempo en María Elvira Escallón" de Julia Buenaventura

Apresentação do livro "Polvo eres: el correr del tempo en María Elvira Escallón" de Julia Buenaventura

convite

O Instituto Cervantes de São Paulo convida para apresentação do livro “Polvo eres: el correr del tempo en María Elvira Escallón”, de

Julia Buenaventura, editado pelo Ministério de Cultura da Colômbia, Quinta-feira dia 12 de novembro às 19h30.

 

A partir da obra de María Elvira Escallón, Julia Buenaventura escreve um livro em que histórias particulares são combinadas com noções abstratas, através de uma prosa fluida capaz de envolver ao leitor numa viajem desde a queda de um meteorito em 1810 à separação de Panamá em 1903; do fechamento de hospitais públicos ao avanço das monoculturas em nosso continente, a partir dos anos noventa.

Durante a conversa, a autora apresentará um panorama da Colômbia, seu lugar histórico-geográfico, expondo questões de sua arte contemporânea.

 

Resumo do livro Polvo eres: El correr del tiempo en María Elvira Escallón

Ministerio da Cultura da Colombia, Bogotá, 2015

Julia Buenaventura

 

Das formas mais diversas, a obra de María Elvira Escallón aborda o fluxo do tempo, esse transcorrer constante que percebemos através da mudança e o movimento, mas cujas partículas não podemos pegar em nossas mãos, pois uma vez colhidas, já escaparam novamente. Escallón percorre esse tempo com areia que cai, gelo que se desfaz, a visita a um hospital público que, ainda sadio, é convertido em ruina, ou as talhas escultóricas em árvores vivas, realizadas em extensas zonas de monocultura onde o homem tem montado um sistema de produção destinado a um impossível: economizar tempo. Como se o tempo pudesse ser economizado, ou guardado, ou, mais ainda, acumulado!

Com uma prosa dinâmica e fluida, “Polvo eres: el correr del tempo en María Elvira Escallón” entra nestas questões, levando ao leitor por páginas de histórias apaixonantes e atuais.

Link para o livro em formato digital:

Julia Buenaventura Nascida em Bogotá, é crítica e historiadora da arte com foco na América Latina. Pesquisadora vinculada ao IEA-USP e correspondente de ArtNexus no Brasil.

http://juliabuenaventura.blogspot.com.br