Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2015 / Lançamento do livro ARTE DE EXPOR - Curadoria como Expoesis, de Sonia Salcedo del Castillo

Lançamento do livro ARTE DE EXPOR - Curadoria como Expoesis, de Sonia Salcedo del Castillo

Dia 18 de junho de 2015, quinta-feira, às 19h

“ARTE DE EXPOR – curadoria como expoesis”, de Sonia Salcedo del Castillo (professora da EAV Parque Lage), revela algumas questões sobre o trabalho do curador. Reúne diversas imagens de trabalhos e exposições como montagem de obras de Ronald Duarte, Guga Ferraz, Marcos Chaves, Chelpa Ferro, Cadu, David Cury, Albano Afonso, Elizabeth Jobim, Ronaldo do Rego Macedo, Victor Arruda, Leonora de Barros, Ricardo Aleixo, Floriano Romano, Nazareno Rodrigues, entre outros; e de mostras como Fôlego, Museu como Lugar, Sinais na Pista e Poética Expositiva. O leitor vai poder entender e refletir sobre as novas atribuições do curador, no processo de conceber e realizar exposições de arte contemporânea.

É possível relacionar a poética expositiva à artística? É lícito compreender o campo expositivo como um exercício distinto da criação do designer, ou do arquiteto de exposições, mas pertencente ao âmbito do ato criativo de curadorias cujas realizações espelham uma prática poético-estética? Se uma exposição for conjunto motivado por uma vontade poética configurando tempo e espaço, então o curador poderia ser entendido como poeta e/ou artista? Estas e outras questões são debatidas no livro. “A posição da autora é a de que pode existir um exercício de criação poética e/ou artística na prática da curadoria. O livro não se contenta em expor suas posições pessoais, mas se apoia em inúmeras referências daqui e estrangeiras, além de agregar um extenso repertório de documentos, textos, entrevistas e depoimentos. Inúmeras figuras do chamado sistema da arte contemporânea são apresentadas, sendo a mais instigante aquela do artista-curador. Enfim, é um material rico para o debate sobre o que é a curadoria de arte”, explica Paulo Sergio Duarte.

[Imagem: Obras de Mariana Manhães, José Patrício e Marcelo Solá. Fotografia de Mariana Manhães.]