Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2018 / 05 / Novo projeto da Galeria Jaqueline Martins com o curador Bruno de Almeida

Novo projeto da Galeria Jaqueline Martins com o curador Bruno de Almeida

A Galeria Jaqueline Martins e o curador Bruno de Almeida apresentam o projeto ‘1:1’.

1:1 explora a relação entre a galeria e o seu contexto urbano através da conexão entre o espaço expositivo e outros locais existentes nas suas imediações. Em cada uma das edições do projeto um artista é convidado a conceber um trabalho bipartido, que ocupe uma sala de exposição na galeria e, simultaneamente, um segundo espaço localizado no bairro da Vila Buarque, centro de São Paulo. Este outro local, com seus próprios usos e funções, é escolhido pelo artista e situado a uma distância caminhável da galeria. Ao criar uma correspondência e um deslocamento entre a galeria de arte e um outro local do seu entorno, o projeto não só pretende potencializar um encontro entre as propostas artísticas e as dinâmicas sócio-espaciais do lugar, mas também especular sobre um estado da arte que, no discurso e/ou atuação, está a 1:1 com a “realidade”.

1ª edição

Reprodução Assistida | João Loureiro

12.05 - 21.07.2018

Para a 1ª edição do projeto 1:1 o artista João Loureiro apresenta o trabalho “Reprodução Assistida” que correlaciona o espaço de exposição da galeria com o açougue do supermercado Futurama.
No açougue do Futurama, uma vitrine congeladora contém várias esculturas de carne moída, reproduções em escala reduzida da obra “Figura Reclinada em Duas Peças: Pontos” de Henry Moore. Uma vez por semana, uma destas esculturas é exposta na vitrine refrigerada principal e depois transportada até a uma criação de moscas-domésticas, onde é usada como alimento para esses insetos. Uma vez por semana, as moscas adultas são retiradas dessa criação e libertadas no bairro da Vila Buarque. Uma vez por semana, o artista se desloca até ao açougue e recolhe as moscas mortas da armadilha luminosa para insetos ali instalada. As carcaças das moscas são levadas para o espaço de exposição na galeria e são espetadas com alfinetes numa escultura de isopor, reprodução à escala real da obra “Formas Únicas de Continuidade no Espaço” de Umberto Boccioni. Esta escultura é um dos principais símbolos do Futurismo e o seu gesso original encontra-se no acervo do MAC USP em São Paulo. A partir dele foram realizadas as conhecidas versões em bronze da escultura; a quarta e última, feita para a TATE Gallery e trocada com o MAC USP pela escultura “Figura Reclinada em Duas Peças: Pontos” de Henry Moore. Ao longo da exposição os mesmos processos são repetidos e a escultura de isopor vai acumulando cada vez mais moscas mortas.
clique para ver o vídeo
para mais informações faça download do PDF completo clicando aqui
1:1
Reprodução Assistida, João Loureiro
12.05 – 21.07.2018
Galeria Jaqueline Martins
R. Dr. Cesário Mota Júnior, 443 - Vila Buarque
São Paulo - SP, 01221-020


Terça a Sexta-Feira: 10 às 19h
Sábados: 12 às 17h
Supermercado Futurama
Rua Gen. Jardim, 389 - Vila Buarque
São Paulo - SP, 01223-011


Segunda a Sábado: 8 às 20:30h
Domingo: 8 às 14:30h
para mais informações contatar:
projetoumparaum@gmail.com



Galeria Jaqueline Martins:
http://galeriajaquelinemartins.com.br
João Loureiro:
http://www.joaoloureiro.info
Bruno de Almeida:
https://brunoalvesalmeida.wordpress.com