Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2018 / 06 / Entre Kandinsky e Segall, entre Tarsila e Léger: cruzamentos na constituição das vanguardas, com Julia Buenaventura.

Entre Kandinsky e Segall, entre Tarsila e Léger: cruzamentos na constituição das vanguardas, com Julia Buenaventura.

Dia 06/06 - Instituto Tomie Ohtake

Conversas em fluxo: Contraposições
Conversas e debates que buscam tensionar os discursos consolidados sobre a arte moderna, analisando-os especialmente sob a perspectiva das teorias pós-coloniais.


Às vésperas da II Guerra Mundial, Vassily Kandinsky escreve uma carta bastante otimista para Lasar Segall, convencido de não existir nenhum conflito pela frente. Segall responde não tão otimista assim, afirmando que a guerra é um fato inevitável. A correspondência entre os dois, o abstrato e o realista, é surpreendente. Enquanto o primeiro afirma: “Muito mais importante do que Checoslováquia, é a questão de saber se este azul está bem colocado com aquele marrom”; o segundo contesta: “O senhor, caro Kandinsky, é o mais feliz, tem força para se fechar ao mundo exterior e, no seu próprio mundo, seu atelier, dedicar-se com tranquilidade ao seu trabalho”. Caso curioso, pois era Kandinsky quem estava na Europa, no olho do furacão, enquanto era Segall aquele que estava no Brasil, bem distante, pelo menos geograficamente, da iminente catástrofe.

Assim como não é necessário traçar fronteiras absolutas entre abstratos e figurativos, também não resulta útil construir uma barreira entre a América e a Europa, muito menos no que diz respeito à arte da primeira metade do século XX. Diálogos, migrações e correspondências vão marcar às novas formas de estética de modernismos e vanguardas, tanto aqui quanto lá. Assunto que a exposição Alucinações Parciais se encarrega de revelar, e esta conversa, desde alguns detalhes e dados específicos, de percorrer.

Julia Buenaventura é crítica e historiadora da arte com foco na América Latina. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP e mestra em História e Teoria da Arte e da Arquitetura pela Universidade Nacional de Colombia. Entre 2016 e 2018, desenvolveu uma pesquisa comparativa sobre as diferentes histórias da arte na América Latina no século XX, na ECA-USP. Atualmente é professora na Universidade de Los Andes (Bogotá).


Dia 06/06 - das 19 às 21 h.

*sujeito a lotação.