Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2019 / 02 / Educação patrimonial: prosas sobre patrimônio bibliográfico

Educação patrimonial: prosas sobre patrimônio bibliográfico

O Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região convida para uma nova prosa sobre patrimônio cultural. O evento marca também o lançamento oficial do I Encontro Paulista de Patrimônio Histórico-Documental, a ser realizado em maio próximo.

Abrindo os trabalhos de 2019, dois docentes de Biblioteconomia, expoentes no estudo de coleções especiais, livros raros, história do livro e da biblioteca, preservação documental, reúnem-se na Biblioteca Mário de Andrade para discutir a educação patrimonial no contexto do patrimônio bibliográfico.

Esse evento é aberto todos os profissionais da área de memória e patrimônio, bibliotecários, museólogos, arquivistas, historiadores, professores, estudantes e interessados em patrimônio em geral.

Vagas limitadas, inscrições gratuitas: https://bit.ly/2zpYSk5

 

Conheça os palestrantes

Image

Andre Vieira de Freitas Araujo

Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-FACC-UFRJ), onde leciona as disciplinas: “História do Registro da Informação”; “Teoria e Gestão de Livros Raros” e “Preservação e Conservação de Suportes Informacionais”. Doutor em Ciência da Informação pela ECA-USP, com período sanduíche na Alma Mater Studiorum – Università di Bologna (UNIBO), Itália. Mestre em História Social pela FFLCH-USP. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela FFC-UNESP. É um dos idealizadores e organizadores do Fórum Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA e do Seminário Internacional Itinerante “A Arte da Bibliografia”. Foi convidado a participar do “International Congress Conrad Gessner (1516-1565)”, ocorrido em Zurique, em 2016. Pertenceu ao quadro diretivo da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP – Biênio 2015-2016), ocupando cargo de secretário. Como bibliotecário, desenvolveu trabalhos em instituições e projetos diversos, ligados à organização, preservação e difusão de acervos históricos, dos quais se destaca a Biblioteca do Mosteiro de São Bento de São Paulo, fundada em 1598. Foi docente no SENAC-SP, UNIFAI-SP e FESPSP. Atua nas áreas de Bibliografia (História e Teoria), Método Bibliográfico Gesneriano, Bibliografia Histórica, Organização do Conhecimento (Aspectos Históricos e Epistemológicos), Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, História Social do Conhecimento, História do Livro e das Bibliotecas, Biblioteconomia de Livros Raros e Coleções Especiais, Políticas de Preservação Documental, Bibliotecas e Arquivos Beneditinos.

Image

Fabiano Cataldo de Azevedo

Professor Adjunto II da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integra o Departamento de Biblioteconomia, da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde leciona as disciplinas História do Livro e das Bibliotecas I e II; Políticas de Preservação de Acervos Bibliográficos; Tópicos Especiais em Biblioteconomia: Patrimônio Bibliográfico e Tópicos Especiais em Biblioteconomia: Editores e Livreiros no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. Integra o comitê executivo do Rare Books and Special Collection Section da IFLA e é Membro do IFLA Cultural Heritage Programme Advisory Committee. Pesquisa sobre temas relacionados à história dos livros e das bibliotecas, mercado editorial brasileiro dos anos 1930 a 1960, coleções especiais, gestão da preservação em bibliotecas, patrimônio bibliográfico e marcas de proveniência bibliográfica. Pesquisador dos grupos de pesquisas Gestão e Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (MAST) e Grupo de Pesquisa Espaços e Práticas Biblioteconômicas (UNIRIO). Foi revisor técnico da Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Foi bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional por duas edições.

Serviço

Educação patrimonial: prosas sobre patrimônio bibliográfico

Data: 21 de fevereiro de 2019, das 19h às 21h30

Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade

Rua da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP, 01302-000