Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2019 / 03 / Abertura da exposição "Harun Farocki: quem é responsável?" - IMS Rio

Abertura da exposição "Harun Farocki: quem é responsável?" - IMS Rio

Abertura da mostra Harun Farocki: quem é responsável?

sábado, 16 de março, às 11h

O IMS Rio convida para a inauguração da mostra Harun Farocki: quem é responsável?. A exposição reúne 15 obras, entre videoinstalações e filmes, do artista e cineasta alemão Harun Farocki (1944-2014). Nos trabalhos, Farocki reflete sobre a produção e a circulação de imagens na contemporaneidade – da fotografia à computação gráfica – em jogos eletrônicos, sistemas de observação e controle social. A seleção das obras é de Antje Ehmann, curadora do espólio Harun Farocki, em Berlim, e Heloisa Espada, curadora da equipe do IMS.

Harun Farocki: quem é responsável? contará com uma extensa programação paralela, composta por projeções de filmes e encontros sobre temas relacionados à exposição.

Harun Farocki no Cinema do IMS

Imagens do mundo e
inscrição da guerra


aos sábados, às 11h30, 
a partir de 16 de março

Dirigido por Farocki, Imagens do mundo e inscrição da guerra (1988) é um filme-ensaio sobre o uso de imagens operacionais (desenhos e fotografias realizados com finalidade técnica, sem pretensão artística) em processos produtivos, operações militares e como mecanismos de controle. O cineasta se debruça especialmente sobre um conjunto de fotografias aéreas de Auschwitz. As sessões são gratuitas.
saiba mais

Intervalo

aos sábados, às 15h,
a partir de 16 de março

Harun Farocki investiga um conjunto de imagens realizadas pelo fotógrafo judeu Rudolf Breslauer, que viveu em Westerbork, um campo de refugiados holandês criado em 1939 para abrigar judeus foragidos da Alemanha. Em 1942, após a ocupação da Holanda, os nazistas o transformaram num “campo de trânsito”, onde os detentos viviam antes de serem deportados novamente para a Alemanha. As sessões são gratuitas.
saiba mais

Outras atividades
Conversa na galeria, com Daniela Labra, sobre o filme Fogo inextinguível (1969)
6 de abril, sábado, às 17h
Entrada gratuita, sujeita a lotação,
com lugares limitados
saiba mais

Exibição de Intervalo, seguida de debate com João Moreira Salles e
Eduardo Escorel

16 de maio, quinta-feira, às 19h30
Cinema do IMS Rio
Entrada gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes do evento.
saiba mais
saiba mais