Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2019 / 05 / Mesa-redonda: Museus e Acervos Públicos e Digitais - Paço das Artes 18/05

Mesa-redonda: Museus e Acervos Públicos e Digitais - Paço das Artes 18/05

Qual o papel dos acervos públicos na América Latina? Como pensar os acervos digitais? Estes são os questionamentos que nortearão a mesa-redonda que acontecerá dia 18/05 (sábado) à partir das 16h no Paço das Artes.

Com organização e mediação de Priscila Arantes, diretora artística e curadora do Paço das Artes, o evento contará com a presença de Ana Magalhães e Antônio Sartini.

Ana Magalhães, vice-diretora do MAC USP, situará o Museu na era da preservação digital: "não é de hoje que artistas lançam mão de meios digitais para criar. O colecionismo de objetos e proposições realizados com esses meios também já têm alguns estudos de caso tomados como modelos para sua conservação e documentação dentro de museus de arte mundo afora". Ela também discorrerá sobre os desafios do MAC USP em construir uma estrutura para conservação e preservação de seu acervo digital.

Antônio Sartini, que já dirigiu diversos órgãos e instituições culturais como Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Museu da Língua Portuguesa, abordará a relevância regional e narrativa dos acervos públicos: "Eles [os acervos públicos] têm importância enorme em todas as partes do mundo, mas se pensarmos em um Continente de recente história, a importância dos mesmo se torna ainda maior. Por vezes relegados e pouco valorizados, têm o condão de contar uma história que se constrói no dia a dia, carregam em si segredos de uma narrativa por vezes distorcida".

A mesa-redonda, que acontecerá no auditório LabMIS, é gratuita, mas está sujeita a lotação máxima de 70 pessoas.


______________________________________________________


Priscila Arantes é diretora artística e curadora do Paço das Artes desde 2007. Pós-doutora pela Pennsylvania State University (EUA), é doutora em comunicação e semiótica pela PUC-SP. É pesquisadora, crítica de arte e professora-titular e vice-coordenadora do curso Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC-SP. Em 2007, foi finalista do 48º Prêmio Jabuti pela publicação Arte@Mídia: perspectivas da estética digital (Ed. Senac/Fapesp). É autora também de Reescrituras da arte contemporânea: história, arquivo e mídia (Editora Sulina, 2015), entre outros.

Ana Gonçalves Magalhães é historiadora da arte, curadora e professora livre-docente do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, onde além de ser responsável pela pesquisa sobre o acervo de arte moderna do Museu, tem contribuído para a reflexão sobre a documentação e conservação da arte moderna e contemporânea. Entre 2009 e 2017, coordenou o Grupo de Trabalho Arquivos de Museus e Pesquisa, dentro do qual organizou seminários internacionais e grupos de estudo sobre documentação, catalogação e conservação em museus de arte. Em 2012, juntamente com a artista e pesquisadora Giselle Beiguelman, organizou o simpósio Futuros Possíveis: arte, museus e arquivos digitais, com publicação homônima. Desde novembro de 2017, coordena o Projeto Temático FAPESP Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção do Conhecimento, dentro do qual está coordenando a estruturação do laboratório e do repositório digitais do MAC USP.

Antônio Sartini é formado em Direito pela PUC/SP e ocupou os cargos de Diretor Técnico do Departamento de Formação Cultural entre 1996 e 2002 e de Diretor Técnico do Departamento de Atividades Regionais da Cultura entre 2003 e 2005 ambos na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, foi Diretor do Departamento de Expansão Cultural entre 2005 e 2006. Entre 2006 e 2016, foi Diretor Técnico do Museu da Língua Portuguesa. Curador de várias mostras, idealizou a mostra " Cazuza mostra a sua cara ". Entre 2013 e 2017, foi Conselheiro da Fundação Caloustre Gulbenkian (Lisboa). Em 2011 foi agraciado no grau de " Cavaleiro" pela Ordem das Artes e das Letras do Ministério da Cultura da França. Curador do Prêmio Jabuti de Literatura entre 2013 e 2016, curador do Prêmio São Paulo de Literatura em 2017 é Membro da Comissão Julgadora de projetos do Pro - Mac ( Programa Municipal de apoio a Projetos Culturais da Cidade de São Paulo).

Fonte: https://www.facebook.com/events/1105878809595797/