Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2019 / 12 / Jaime Lauriano | Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas

Jaime Lauriano | Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas

Jaime Lauriano | Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas

Perspectiva artística do projeto de Jaime Lauriano para o Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas

 

A Galeria Leme tem o prazer em comunicar que Jaime Lauriano (São Paulo, 1985) é um dos três finalistas, junto com Grada Kilomba e Kiluanji Kia Henda, do concurso para a criação do Memorial em Homenagem às Pessoas Escravizadas, no Largo José Saramago, Lisboa, Portugal. O objetivo principal do Memorial é prestar tributo à memória dos milhões de africanas e africanos escravizados por Portugal ao longo da sua História, nomeadamente entre os séculos XV e XIX.

Pensado como um espaço para representar a Escravidão de uma forma ampla, o projeto de Jaime Lauriano para construção do Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas tem como objetivo estabelecer uma ligação entre passado e presente, convidando o público à reflexão sobre as violências coloniais e a sua continuidade nos dias atuais. Elaborado como uma peça de significativa presença urbana, o Memorial se configurará ao mesmo tempo como um lugar de reverência e luto; uma arena de encontros; um espaço espiritual e de rituais.

A proposta vencedora será escolhida por votação pública em diversas sessões que decorrerão nos meses de dezembro e janeiro em diversos municípios da Área Metropolitana de Lisboa. As sessões estão sendo divulgadas através da página da Djass (Associação dos Afrodescendentes). Estamos torcendo pelo Jaime.
Clique aqui para saber mais sobre o projeto de Jaime Lauriano