Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2020 / 04 / Informativo da Secretaria Estadual de Museus de Santa Catarina: Coronavírus e as instituições museológicas

Informativo da Secretaria Estadual de Museus de Santa Catarina: Coronavírus e as instituições museológicas

 

Coronavírus e as instituições museológicas

A coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) apresenta a edição de nº132 do informativo em um formato um pouco diferente dos anteriores, na tentativa de manter nossos canais de comunicação abertos às questões prioritárias da sociedade e da rede museológica, neste momento de pandemia causado pela Covid-19. 

Serão apresentadas notícias sobre as orientações oficiais com relação ao atual cenário, como algumas instituições museológicas estão lidando com a questão e sobre divulgação e interação virtuais como alternativas à suspensão das atividades presenciais.

Ressaltamos, neste momento, a importância da vida e saúde, não somente nossas, como dos demais seres vivos e da natureza, pois o privilégio da existência e experiência humana só são possíveis graças a essas condições e interligações. Portanto, cuidemo-nos!

É de conhecimento de todos que, diante das medidas para prevenir uma maior propagação do Covid-19, a suspensão de atividades e o isolamento foram algumas das alternativas adotadas em nosso estado, como em grande parte dos países que vivenciaram primeiramente esta doença, como o caso da China, Itália, França, entre outros.

Logo, esperamos que estejam todas e todos bem em suas casas, ou se em outro local, adotando as medidas de precaução indicadas pelo Governo e órgãos de saúde pública. 
Orientamos que se mantenham informados sobre as comunicações oficiais do Governo Estadual e do Ministério da Saúde e as medidas indicadas pelo Ibram.

Sugerimos que acompanhem nossas postagens na Fanpage do SEM/SC e busquem manter a presença das instituições museológicas pelas redes sociais. Estamos à disposição para apoiá-los nessas iniciativas!

Que possamos aproveitar o momento para pensar em melhorias para as instituições e as relações entre nós.

Assista ao vídeo produzido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e boa leitura!


Coordenação do SEM/SC

 

Ibram recomenda cancelamento de atividades presenciais durante Semana de Museus

Reconhecendo as medidas de suspensão de eventos públicos, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) recomenda que sejam canceladas ou reavaliadas as propostas de atividades presenciais da 18ª Semana de Museus, marcada para ocorrer entre os dias 18 e 24 de maio (caso haja uma retração das restrições aos eventos até meados de abril).  No entanto, sugere que as instituições já inscritas no evento busquem alternativas de atividades virtuais e dispõe suas ferramentas de comunicação para divulgá-las. Leia mais.

No intuito de apoiar a criação de propostas de atividades virtuais, fizemos uma seleção de alternativas que as instituições podem adotar e exemplos:

Criar fanpage da instituição no Facebook e/ou conta no Instagram
Por essas plataformas podem ser transmitidas ao vivo visitas às exposições, postados anúncios, fotos, vídeos, incentivando interação e engajamento de público por meio de quiz, hashtags, incentivo ao compartilhamento de suas postagens, propostas de concursos, etc. Veja as fanpages: 
-    Museu de Arte de Santa Catarina – MASCMuseu WEG; e exemplo de incentivo a interação do Memorial Funerário Mathias Haas.

Digitalizar parte do acervo
As coleções podem ser visualizadas em sites ou plataformas digitais (como Era VirtualGoogle Arts & Culture). Uma ação interessante pode ser divulgar parte do material educativo produzido pelo museu e proposta de tour virtual (passeio virtual) por exposições. Veja exemplos de sites:  
MASCMuseu HeringMuseu Oscar NiemeyerPinacoteca de São PauloMuseu do Amanhã; e de jogo da memória para download, como no Museu Paranaense.

Está pensando em alguma proposta para o seu museu? A equipe do SEM/SC se coloca à disposição para orientar e colaborar nesse sentido. Escreva-nos!

Icom publica nota sobre Fundos de Emergência para Museus em meio à crise
O Conselho Internacional de Museus (Icom) faz um apelo aos representantes e líderes políticos para designar fundos de ajuda os museus e seus profissionais, para garantir sobrevivência e continuidade de suas missões em meio à crise desencadeada pela disseminação do novo coronavírus. Enfatiza a importância das instituições enquanto espaço de diálogo e aprendizagem essencial às futuras gerações e ao avanço da sociedade.
Para combater solidão de idosos, Museu do Futebol incentiva conversas online
Por conta da pandemia de coronavírus e para combater a solidão e o tédio dos idosos, considerados como grupo de risco para a doença, o projeto Revivendo Memórias #EmCasa promove conversas por telefone ou videochamada com a equipe do setor educativo do Museu do Futebol, localizado no Rio de Janeiro. O objetivo é discutir as memórias afetivas a partir do futebol, da música, de filmes e demais assuntos.
Leia mais
MASP desenvolve aplicativo com acervos digitalizados
O Museu de Arte de São Paulo (MASP) desenvolveu, em conjunto com Catskillet, um aplicativo gratuito chamado MASP Áudios, que disponibiliza acervos digitalizados do Museu, acompanhados de comentários de curadores, artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre as obras. O aplicativo tem patrocínio da Ericsson e pode ser encontrado para download na App Store e Google Play.
Prorrogado prazo de execução de projetos do Elisabete Anderle
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC),  por meio da Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) dos editais, decidiu prorrogar por mais seis meses o prazo de execução dos projetos contemplados no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019. A decisão apoia a medida de combate ao coronavírus, de evitar aglomerações, diretriz determinada pelo Governo de Santa Catarina.
Museu Victor Meirelles apresenta acervos na plataforma Tainacan
O Museu Victor Meirelles, como os demais museus, fechou suas portas como medida do combate ao coronavírus. No entanto, o público pode conferir o acervo do Museu graças a sua parceria com o Tainacan (ferramenta livre que possibilita a gestão de coleções online) que, desde 2018, desenvolve o projeto Victor Meirelles: Memória e Documentação, disponibilizando seu acervo para consulta e pesquisa online no site da instituição. Graças à ferramenta é possível encontrar informações completas sobre suas coleções, além de realizar o download gratuito das imagens em alta definição. 
Leia mais
Museu Histórico Thiago de Castro apresenta acervo pela internet
Localizado em Lages, região da serra catarinense, o Museu Histórico Thiago de Castro divulga seu acervo através de vídeos disponíveis pelo canal do Youtube da Fundação Cultural de Lages. Podemos encontrar desde utensílios domésticos e instrumentos médicos do fim do século XVIII, passando por lanças, artigos indígenas e objetos do tropeirismo (acervo documental relevante para a história da região serrana catarinense).
Conheça o canal no YouTube

Nesta edição, damos as boas-vindas a dois centros de memória aderidos à rede do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina.

Centro de Memória da Alesc

Com a criação do Arquivo Permanente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em atividade desde 1987, muitos documentos históricos do parlamento foram encontrados e restaurados, ficando sob guarda da Divisão de Documentação. Em 1995, o Centro de Memória foi criado como espaço de resgate da história do parlamento catarinense. Desde então, recebe pesquisadores e estudantes interessados no tema. O acervo é constituído, até o presente, de documentos em papel datados desde 1839.

Proporciona aos cidadãos o acesso à história do parlamento catarinense, não apenas disponibilizando seu acervo para pesquisa, mas também publicando sua produção legislativa, por meio da elaboração de livros compostos por documentos manuscritos e impressos, que registram os fatos da história de cada município do estado.

Localização: Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 - Centro - Florianópolis
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Entrada gratuita
Contato: (48) 3221-2762
Acesse o site

Centro de Memória Desembargador Adão Bernardes - CMAB

Em 1998, foi criado um grupo de trabalho no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina para analisar a viabilidade de criação e instalação do Museu Eleitoral de Santa Catarina. Diante da importância da preservação da memória da Justiça Eleitoral catarinense, e da inexistência de projetos voltados a este fim, o Grupo de Trabalho apresentou relatório que culminou na criação do Museu da Justiça Eleitoral Catarinense.

A partir da criação do Museu, em 1999, iniciaram-se as atividades de seleção, organização e restauração de documentos e objetos que passariam a integrar seu acervo, contando com participação de servidores da sede e chefes de cartórios de zonas eleitorais existentes no estado de Santa Catarina.

Em 2000, o museu passou a se chamar Centro de Memória Adão Bernardes, incorporando atividades voltadas não apenas à preservação, mas também à educação social. Neste ano, promoveu, em março, o ciclo de palestras "Um olhar sobre o espaço de memória da Justiça Eleitoral catarinense", que oportunizou o encontro de profissionais com conhecimentos distintos atuando na área museológica.

Localização: Rua Esteves Júnior, 68 - Centro - Florianópolis 
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, mediante agendamento
Entrada gratuita
Contato: 0800 647 3888
Acesse o site

Este é um novo quadro do Informativo SEM/SC, onde serão encontradas dicas de leituras sobre questões museológicas.

Nossa primeira sugestão é o volume I da Coleção Estudos Museológicos: Conservação Preventiva de Acervos, escrito pelas conservadoras e restauradoras de bens culturais Lia Canola Teixeira e Vanilde Rohling Ghizoni. Conta com orientações e procedimentos básicos para conservação preventiva e gestão de riscos de acervo museológico.

Disponível para download aqui





Você conhece um Museu Virtual? Inteiramente virtual, cujos acervos são digitais? Acesse a Fanpage do SEM no Facebook, responda para a gente!


Quer divulgar notícias de seu museu?
Fale com a gente!
sem@fcc.sc.gov.br
(48) 3664-2606
Segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

registrado em: