Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2020 / 05 / Chamada para publicação - “Publicações de Artistas: abordagens” - Estado da Arte - UFU

Chamada para publicação - “Publicações de Artistas: abordagens” - Estado da Arte - UFU

Caro/a artista e pesquisador/a,

A área de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFU criou um novo periódico Estado da Arte, com o intuito de divulgar pesquisas, no âmbito das Artes Visuais, que tenham por foco o contexto contemporâneo da obra de arte e de seus processos e sistemas.

A proposta para publicação no segundo semestre de 2020, consiste no tema “publicações de artistas: abordagens”. Sabemos que a categoria livro de artista contemporaneamente dispensa apresentações, no entanto, as abordagens que problematizam esta categoria ainda encontram-se em aberto.  Assim, privilegiamos para este número artigos e ensaios que versam sobre as complexidades das publicações de artistas considerando suas múltiplas formas (textuais, gráficas, livros-objetos ou mesmo “não livros”). Entendemos que o hibridismo característico desse grande campo artístico contribua para questionar as categorias fixas do pensamento e ampliar o diálogo acerca de práticas artísticas contemporâneas e suas estratégias de circulação.

Sendo assim, convidamos artistas, teóricos e estudiosos da arte a discorrer e reelaborar essas noções em frentes discursivas originais.  Os artigos poderão privilegiar alguma dessas perspectivas, ou propor outras, seja na obra de um artista ou grupo de artistas; na análise de uma exposição ou coleção de arte; em uma intervenção artística etc.

Informações mais detalhadas você encontrará no link abaixo:

 

http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/announcement/view/198

 

Desde já agradeço.

 

Cordialmente,

Rodrigo Freitas
Professor Adjunto do Instituto de Artes
Universidade Federal de Uberlândia