Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2020 / 11 / Nota de Falecimento - Júlio Abe Wakahara

Nota de Falecimento - Júlio Abe Wakahara

Faleceu no dia 21 de novembro de 2020 Júlio Abe Wakahara, importante figura da museologia no país, também arquiteto e urbanista, artista plástico e fotógrafo.

Júlio Abe Wakahara foi professor na FAU-Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo durante 12 anos, tendo ainda lecionado no curso de Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo entre os anos 70 e 80. Afastando-se da FAU-USP para dedicar-se ao Projeto Museu de Rua, Wakahara deu vida à empreitada que o tornou notório e contribuiu imensamente para o patrimônio intangível e para a consolidação do museu como agente de transformação.

Projetado por Wakahara e implantado em iniciativa da Prefeitura de São Paulo em 1977 o projeto Museu de Rua iniciou-se com o Percurso Centro Histórico, que trazia 17 painéis fotográficos sobre estruturas de madeira, formando um circuito fechado em pontos importantes na formação da Cidade de São Paulo - Pátio do Colégio, Praça da Sé, Rua Quintino Bocaiúva, Largo de São Francisco, Rua São Bento, Viaduto do Chá, Rua Direita, Praça Antônio Prado, Avenida São João e Largo de São Bento. Posteriormente, realizou-se o projeto História do Anhangabaú e do Viaduto do Chá, com fotografias dos lugares dispostas em roteiro organizado em ordem cronológica, mostrando o Anhangabaú quando consistia em chácara central da cidade, então como parque e, por fim, como avenida. Edições subsequentes do Museu de Rua retrataram outros pontos icônicos da história da cidade, como a Praça da Sé e o tradicional bairro do Bixiga.

 

Imagem do Museu de Rua. Largo da Memória Projetos em História e Arquivística.

 

Como fotógrafo, Júlio produziu materiais importantes trabalhando para o IPHAN - Instituto do Patrimônio HIstórico e Artístico Nacional (fotografou as Missões no Rio Grande do Sul) e Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico e também documentando as  obras dos arquitetos Décio Tozzi e Eduardo de Almeida nos anos 70 em São Paulo. O museólogo também foi um dos maiores colecionadores particulares da iconografia paulista, com mais de 40 mil imagens em seu acervo - cujo acesso desejava deixar disponível para consultas em ambiente digital.

 

O museólogo teve importantes passagens por Conselhos e Diretorias de instituições culturais importantes, tendo sido conselheiro do Conselho Regional de Museologia 4R (COREM 4R), membro da diretoria do Conselho Federal de Museologia (COFEM), Conselheiro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Museu da Casa Brasileira e do Museu da Imigração de São Paulo, além de ter ocupado a Diretoria da Divisão de Museus da Prefeitura do Município de São Paulo e o cargo de Diretor da Divisão de Difusão Cultural do Centro Cultural São Paulo. Em sua última participação do COFEM, como Diretor Tesoureiro, foi responsável pela consolidação do Sistema que hoje é uma grande referência da museologia em São Paulo e no Brasil.

 

Nos últimos anos, Wakahara também foi agraciado com diversas premiações, entre elas o Prêmio Murillo Marx na categoria Memória, concedido pelo DPH - Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo em 2014, a Medalha do Mérito Museológico, indicada pelo COREM 4R e outorgada pelo COFEM, em 20 de janeiro de 2017, e a Medalha Mário de Andrade, pelos 80 anos do IPHAN, 11 de dezembro de 2017.