Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2022 / 09 / VII Seminário Internacional: Cultura, Democracia e Reparação

VII Seminário Internacional: Cultura, Democracia e Reparação

De 22 a 23 de setembro de 2022 - Sesc Vila Mariana

Britto Arts Trust, 2022, documenta 15 – Fridericianum

 

Por Sesc São Paulo https://www.sescsp.org.br/programacao/vii-seminario-internacional-cultura-democracia-e-reparacao/

Existe hoje um desafio para a cultura, como um todo, que passa pelo aprofundamento da discussão sobre como a cultura pode avançar no Brasil e no mundo, no contexto de um ambiente democrático. Mas, de que ambiente democrático falamos? Qual democracia defendemos, após vermos prevalecer uma “democracia” que continua não reconhecendo o papel devastador de séculos de racismo, de opressão e autoritarismo, e em que os resultados do colonialismo continuam excluindo, apenas com novas máscaras?

 

Para discutir esses e demais tópicos, a arte!brasileiros e o Sesc São Paulo realizarão, nos dias 22 e 23 de setembro, no Sesc Vila Mariana, o VII Seminário Internacional: Cultura, Democracia, e Reparação.

 

No primeiro dia, com mediação de Fabio Cypriano, diretor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP e conselheiro editorial da arte!brasileiros, participam da primeira mesa Claudinei Roberto da Silva (artista e curador independente, membro da comissão de arte do Museu de Arte Moderna de São Paulo), Sandra Benites (curadora, membro da comissão artística e curatorial do Museu das Culturas Indígenas) e Christian Dunker (psicanalista, escritor e professor do Instituto de Psicologia da USP).

 

No segundo dia, com mediação de Juliana Braga, gerente do Núcleo de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc São Paulo, a escritora Paula Macedo Weiss fará a leitura de uma passagem de seu livro de ensaios Democracia em movimento. Logo após, os palestrantes convidados são Hélio Menezes (curador e antropólogo), Ligia Fonseca Ferreira (professora associada do Departamento de Letras da UNIFESP) que dissertará sobre a pesquisa da francesa Anne Lafont, Farid Rakun (artista e arquiteto, membro do coletivo ruangrupa, curadores da Documenta 15 de Kassel) e Graziela Kunsch (artista com obra em exibição na Documenta 15).

 

Presenciais, os encontros terão tradução simultânea e serão acessíveis em Libras. O Seminário será gravado, editado, traduzido e disponibilizado posteriormente online, nas plataformas digitais da arte!brasileiros e do Sesc São Paulo.

 

https://www.sescsp.org.br/programacao/vii-seminario-internacional-cultura-democracia-e-reparacao/