Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2008 / ARTEHOJE - Seminário de Arte Contemporânea em Ouro Preto

ARTEHOJE - Seminário de Arte Contemporânea em Ouro Preto

Pela segunda vez, a Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, realiza o Seminário ARTEHOJE sobre a produção de arte contemporânea.

 

Para o ano de 2008, o evento abre espaço para discussões sobre os temas "Intervenções, Arte Pública e Cidades". No período de 21 a 25 de janeiro, serão realizadas aulas práticas e teóricas nas áreas das artes visuais, conservação e restauração de bens históricos e culturais. Com a proposta de instigar a discussão sobre a cidade, haverá mesas redondas com especialistas, gestores culturais e professores, e os debates contarão com a participação de moradores e visitantes. Serão realizados também laboratórios e intervenções urbanas, e grupos de pesquisa irão avaliar os processos da produção da visualidade e conservação. Assim como o tradicional Festival de Inverno, o ARTEHOJE já faz parte do calendário anual de eventos de Ouro Preto.

 

Ana Pacheco, presidente da FAOP, explica que o evento, em sua segunda edição, cumpre uma das principais metas da política cultural em Minas, que é promover a discussão sobre questões que permeiam a fruição das cidades na contemporaneidade e sua relação com a arte pública.

 

Para a diretora de Promoção e Extensão, Maria Cristina Rocha Simão, "o ARTEHOJE pretende contribuir para o estabelecimento de um fórum permanente de reflexão sobre a cultura e suas formas de produção e preservação".

 

Realizado em parceria com a ADOP - Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto, o ARTEHOJE prevê também com uma ampla programação voltada para o público infanto-juvenil, a partir de 10 anos.

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da FAOP (www.faop.mg.gov.br) ou na ADOP (Rua dos Inconfidentes, 299, em Ouro Preto).

 

Mais informações pelo telefone (31) 3551-1365.

 

Nomes confirmados

 

A programação prevê a participação de personalidades de destaque no cenário artístico cultural, dentre elas: Regina Silveira, Liliane Dardot, Jorge Menna Barreto, Lais Myrrha, Matheus Rocha Pitta, Brígida Campbel, Bruno Villela, Fernando Lucchesi, Ana Maria Tavares, Jochen Volz, Marconi Drummond, Martin Grossmann, entre outros.

 

A programação completa pode ser acessada na página da FAOP: http://www.faop.mg.gov.br/