Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2008 / CFAV - Recife - Curso "Artes Visuais: Produção e Significado"

CFAV - Recife - Curso "Artes Visuais: Produção e Significado"

CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES VUSUAIS

FUNDAÇÃO DE CULTURA DA CIDADE DO RECIFE

Curso

Artes Visuais: Produção e Significado

 

As possibilidades de realização material e construção de significados nas artes visuais na contemporaneidade são cada vez mais complexas. Durante o Curso Artes Visuais: Produção e Significado treze convidados de notória experiência e atuação em distintos campos do conhecimento estarão refletindo com o público sobre três grandes temáticas de interesse para as artes visuais: criatividade e criação; leitura e significação; e exposição e exibição.

Cada temática constituirá um bloco do curso e contará com quatro convidados (à exceção do primeiro, que terá cinco convidados), que orientarão dois encontros semanais cada um. Os encontros seriam realizados entre os dias nos dias 04 de agosto e 29 de outubro de 2008, das 19h às 21h30min. As inscrições são gratuitas! Para o primeiro bloco, os interessados devem encaminhar currículo e carta de intenção para o Centro de Formação em Artes Visuais – CFAV até o dia 31 de julho de 2008.

Programação completa do curso abaixo.

  

Blocos

Datas

Módulos

Convidados

Criatividade e Criação

04 de agosto

Processos de Criação

Rodrigo Braga | Artista plástico com especial interesse pela fotografia. Integra o projeto REDE NACIONAL DE ARTES VISUAIS – FUNARTE, ministra workshops, e expõe suas produções no Brasil e no exterior.

06 de agosto

Processos de Criação

Cristina Machado | Artista plástica e ceramista iniciou sua formação em ateliês de desenho e pintura. Dedica-se ao desenvolvimento de técnicas de modelagem, desenho e pintura própria a esta matéria.

11 e 13 de agosto

Criatividade

Sílvio Meira | Professor de Engenharia de Software do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco em Recife, cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R).

18 e 20 de agosto

Ócio Criativo

Clarice Andrade | Gestora e produtora cultural. Doutoranda em Ócio e Potencial Humano pela Universidad de Deusto – Espanha. Atualmente atua como Diretora de Cultura da Cidade de Olinda.

25 e 27 de agosto

Ludicidade

Tacyana Ramos | Professora da graduação em pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, ensino-aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, desenvolvimento humano.

Leitura e Significação

01 e 03 de setembro

Leitura e História

Marília Azambuja | Professora do curso de História da Universidade Federal do Pernambuco. Trabalha no âmbito da História Social da Cultura, ocupando-se em particular da história da produção intelectual (escrita e artística).

15 e 17 de setembro

Leitura e Fotografia

Eduardo Romero | Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco atua principalmente nos seguintes temas: Antropologia, História das Artes Plásticas, Fotografia, Cultura e Tecnologia.

22 e 24 de setembro

Leitura e Audiovisual

Alexandre Figueirôa | Professor do curso de comunicação da Universidade Católica de Pernambuco coordena o Núcleo de Pesquisa Comunicação Audiovisual - INTERCOM. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Crítica Cinematográfica.

29 de setembro e

01 de outubro

Leitura e Comunicação

Nina Velasco e Cruz | Professora do curso de comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arte e Tecnologia, Arte e Comunicação, Arte e Ciência.

Exposição e Exibição

06 e 08 de outubro

Museografia

Regina Batista | Museóloga e mestre em antropologia, membro do Fórum de Museus de Pernambuco. Atua na Consultoria Museológica Ltda, e na diretora administrativa da Associação dos Amigos da Oficina de Francisco Brennand.

13 e 15 de outubro

Mediação Cultural

Aluízio Câmara | Museólogo e mestre em Estética e Ciências da Arte, atualmente desenvolve seu doutorado também em Estética e Ciências da Arte na Universidade Paris 1 Panthéon Sorbonne – França. Tendo intensa atuação nas ações e instituições de artes visuais do Estado,

20 e 22 de outubro

Exposição e Significação

Betânia Corrêa de Araújo | Diretora do Museu da Cidade do Recife. Com Bacharelado em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco e desenvolvendo a Pós – graduação de Economia da Cultura Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

27 e 29 de outubro

Planejamento Expográfico

Aluízio Câmara | Museólogo e mestre em Estética e Ciências da Arte na Universidade Paris 1 Panthéon Sorbonne – França, onde atualmente também desenvolve seu doutorado em Estética e Ciências da Arte. Tendo intensa atuação nas ações e instituições de artes visuais do Estado.

 

Serviço

Centro de Formação em Artes Visuais – CFAV

Endereço: Pátio de São Pedro, casa 11 Bairro São José

Telefone: 3232.2858