Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2008 / Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM) da Secult (Pará), lança o Edital "Prêmio Sim de Artes Visuais

Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM) da Secult (Pará), lança o Edital "Prêmio Sim de Artes Visuais

Sistema de Museus lança prêmio para projetos de Artes Visuais

O Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM) da Secult, lança o Edital "Prêmio Sim de Artes Visuais".

Com objetivo de fomentar a área das artes visuais, a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), por meio de seu Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), lança o Edital "Prêmio Sim de Artes Visuais", no qual o artista ou o curador que tiver seu projeto selecionado, contará com uma premiação que viabilizará os custos de montagem de suas mostras. Desta forma, as exposições deverão contemplar artistas e curadores inscritos em todo o território nacional, para que se obtenha um panorama abrangente da produção contemporânea.

As inscrições ao Edital "Prêmio Sim de Artes Visuais" serão gratuitas e estarão abertas no período de 11 de fevereiro a 31 de março, após a publicação do Edital no Diário Oficial do Estado do Pará. Poderão se inscrever artistas e curadores de todo o Brasil, onde serão aceitas produções na forma bidimensional, tridimensional ou mídias contemporâneas. Após as inscrições, a Comissão de Seleção, em conjunto com o SIM por meio do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, fará a escolha das propostas inscritas, que obedecerá ao seguinte critério: 70% das pautas oferecidas serão destinadas aos artistas visuais e curadores paraenses e 30% das pautas aos artistas visuais ou curadores de outros Estados da União.

O Edital selecionará e premiará 16 projetos de artistas visuais e curadores que realizarão exposições individuais e coletivas no exercício de 2008, nos espaços do SIM sendo 06 projetos para o Laboratório das Artes e 04 para a Sala Gratuliano Bibas do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, 02 projetos para a Galeria Fidanza do Museu de Arte Sacra e 04 projetos para a Sala Manoel Pastana do Museu do Estado do Pará.

Todos os 16 projetos de artistas e/ou curadores selecionados receberão um prêmio de R$ 6.250,00 (seis mil, duzentos e cinqüenta reais), destinado a atender o custo de montagem de suas mostras, deduzindo-se os tributos previstos na legislação em vigor.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Praça Frei Caetano Brandão s/nº Cidade Velha -CEP:66020-310, de 10 às 18 h ou através do envio do material de inscrição pelos Correios para o endereço acima citado constando no envelope SELEÇÃO PRÊMIO SIM DE ARTES VISUAIS 2008 /Sistema Integrado de Museus e Memoriais.

No material de inscrição deverá constar: carta proposta com os dados pessoais do solicitante e que especifique o espaço em que deseja expor, currículo artístico, dossiê com imagens dos trabalhos que pretende mostrar com suas respectivas fichas técnicas através de fotos, CD, DVD, texto sobre o trabalho e, no caso de montagens especiais, memorial descritivo para um melhor entendimento das propostas.

Os artistas e curadores poderão inscrever até 3 (três) trabalhos ou projetos que se adeqüem aos espaços museais do SIM, conforme plantas disponíveis no regulamento , sendo que a comissão decidirá qual trabalho será exposto.

O regulamento do Edital Prêmio Sim de Artes Visuais está no arquivo em anexo,contendo todas as informações detalhadas, calendário de pautas e plantas baixas dos espaços expositivos

Participem!!

Nina Matos
Casa das Onze Janelas
OBS.: Se tiver problemas em abrir o edital, entre em contato diretamente com os organizadores -  onzejanelas@gmail.com