Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2011 / Boletim eletrônico e-museus nº 340

Boletim eletrônico e-museus nº 340

null
Boletim eletrônico Nº 340 - ano VIII - 10 a 17/2/2011 null
    www.museus.gov.br

notícias

MNBA reabre Galeria de Arte Brasileira do Século XIX

null
O Museu Nacional de Belas Artes/Ibram reinaugura no próximo dia 17 de fevereiro, às 18h, a Galeria de Arte Brasileira do Século XIX, que estava fechada para obras desde 2008. O evento contará com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

A restauração contou com o aporte financeiro de instituições e órgãos como a Petrobras, o BNDES, o Banco Itaú, a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Turismo, além de recursos diretos do Ministério da Cultura.

Trata-se da galeria de arte permanente mais antiga do Rio de Janeiro e a maior do Brasil, com 2 mil m². Estarão em exibição 230 trabalhos, ou seja, cem a mais do que a versão anterior.  A coleção engloba pinturas, esculturas, arte sobre papel e mobiliário, todos restaurados para a mostra.

O espaço foi reformulado segundo um novo conceito  crítico e expográfico e vai espelhar uma renovada concepção museológica.  A pesquisa realizada buscou os padrões da pintura original. 

Entre os destaques estão ícones das artes visuais como Batalha do Avaí, de Pedro Américo (1872/1877); Batalha dos Guararapes (1879) e Primeira Missa no Brasil (1860), ambas de Victor Meirelles.

“Procura-se esboçar nesta galeria o retrato mais aproximado da evolução da arte produzida durante o século XIX no Brasil. Desenrola-se um vasto panorama que narra, pouco a pouco, seus capítulos significativos, compreendidos entre a segunda década do século XIX e os anos iniciais do século XX”, explica o museólogo e curador do museu, Pedro Xexéo.

Serviço:
Reabertura da Galeria de Arte Brasileira do Século XIX
Data: 17 de fevereiro (para convidados), às 18h
Visitação: a partir de 18 de fevereiro
Horário: terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, domingo e feriado: das 12h às 17h
Endereço do MNBA: Av. Rio Branco, 199 – Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ)
Site: www.mnba.gov.br

 

topo

 

Inscrições para 9ª Semana Nacional de Museus vão até 21/2

Museus e instituições museais interessados em participar da 9ª Semana Nacional de Museus têm até 21 de fevereiro para inscrever seus eventos junto ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura). A inscrição deve ser feita por meio de formulário disponível no site www.museus.gov.br. O museu que tiver alguma dúvida ou quiser mais informações pode enviar e-mail para cpgii@museus.gov.br ou ligar para (61) 2024-4121 ou 2024-4137.

A Semana faz parte das comemorações do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Neste ano, será realizada entre os dias 16 e 22 de maio e o tema, sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), é Museu e Memória.

A Semana Nacional de Museus é uma oportunidade para museus de todo o Brasil promoverem eventos e se integrarem, intensificando suas relações com a sociedade. Museu e Memóriapermite uma reflexão da importância dos museus para a história dos povos e das sociedades e leva os participantes a descobrirem e redescobrirem a memória individual e coletiva.

Desde que foi lançada no Brasil, em 2003, a Semana Nacional de Museus já promoveu mais de 9 mil eventos como exposições, visitas guiadas, seminários, shows, palestras, exibição de filmes e documentários.

 

topo

 

Semana Nacional de Museus da Unifal recebe trabalhos

A Universidade Federal de Alfenas (MG) abre inscrições de 25 de fevereiro a 25 de março para a inclusão de trabalhos para a 3ª Semana Nacional de Museus na Unifal-MG. Os trabalhos deverão estar sob as seguintes temáticas: Museus de Memória e Memórias e museus; Patrimônios e sua importância na reconstrução de Memórias. As regras de publicação, bem como outras informações, estão disponíveis no site www.unifal-mg.edu.br/snmuseus

O Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas organiza a 3ª Semana Nacional de Museus na Unifal-MG / Seminário Museu e Memória, entre os dias 16 e 20 de maio de 2011.  A Semana de Museus da Unifal integra a Semana Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).

 

topo

 

Esclarecimento sobre edital Mais Museus

O Instituto Brasileiro de Museus esclarece que o edital Mais Museus não está com inscrições abertas. O lançamento de novo edital do programa depende de liberação de recursos e a abertura de inscrições, quando ocorrer, será amplamente divulgada pelo Ibram e pelo Ministério da Cultura.

Promovido pelo Ibram, o Mais Museus seleciona projetos para apoio à criação de museus em cidades com até 50 mil habitantes que ainda não possuam instituição museológica. 

topo

 

Museus: bom programa na volta às aulas

null

Na volta às aulas, os museus do Ibram matam a saudade de um de seus maiores públicos: os visitantes escolares. E, para atender a esse público especial, as instituições preparam diversas atividades que potencializam a sua dimensão educativa, abrindo-se à curiosidade dos estudantes e aliando conhecimento e diversão.

O ambiente estimulante dos museus propicia o desenvolvimento de habilidades, a experimentação, a argumentação crítica e a discussão de temas relevantes para a sociedade. Neste período de início de ano letivo, as visitas e as atividades oferecidas pelos museus são boas opções para explorar os espaços museais e todo o seu potencial criativo, ampliar o exercício da cidadania, conhecer novos temas e assuntos interessantes.

 São várias as possibilidades educativas dos espaços museais. Os profissionais de museus e os professores sabem reconhecer este universo e fazem com que a tão esperada visita se transforme em divertimento e proporcione a aprendizagem. Além de contribuir para a interação dos estudantes e a ampliação de possibilidades pedagógicas, a visita ao museu também pode ser um estímulo para levar a prática museológica para as escolas e fazer dessa experiência algo ainda mais vivo e em movimento.

 

topo

 

Publicação orienta sobre criação de museus

As dúvidas relativas à implantação de instituições museais são as que mais chegam aos canais de comunicação do Ibram. Isso demonstra o crescente interesse da população em resgatar e preservar sua memória. Dos pequenos municípios a centros maiores, a vontade de criar museus que abriguem elementos de sua história e cultura é o reflexo do momento positivo que vive o setor museal brasileiro.

Visando à disseminação e à divulgação de informações para o desenvolvimento de novos processos museais, o Ibram elaborou, em 2009, o caderno Subsídios para a criação de museus municipais. A publicação aponta as diretrizes para a criação de museus, com esclarecimentos sobre documentação, pontos básicos para o funcionamento, infraestrutura, exposições e programas de educação, entre outras orientações. O documento está disponível para consulta na área de Publicações do site do Instituto (www.museus.gov.br).

 

topo

 

Museu Casa Histórica de Alcântara cria blog

O Museu Casa Histórica de Alcântara (MA) também está na era da internet. A instituição lançou o blog  http://museucasaalcantara.blogspot.com/. Lá podem ser encontradas informações sobre as atividades do museu, o trabalho de constituição do acervo audiovisual, além de artigos de interesse da área.

O museu foi criado em 1977 e ocupa um imponente casarão do século XIX. O passeio pelo interior da casa recria a morada colonial dos senhores de escravos. O acervo pertenceu às famílias que residiram no sobrado.

 

topo

 

Museu Regional de Caeté completa 32 anos

nullO Museu Regional de Caeté (MG) completa 32 anos no próximo dia 17 de fevereiro. As comemorações começam nesta sexta-feira (11/2) com a exposição Palmas Barrocas, da artista Neuza Chagas de Sabará, e se encerram no dia 17, com recital de violão comandado pelo músico Sidney do Vale, servidor do Museu.  A programação também faz parte das festividades de 297 anos da cidade de Caeté (MG).

O Museu está instalado em um prédio histórico de estilo colonial, datado de 1765, localizado no centro da cidade de Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O seu acervo é composto, principalmente, de mobiliário e peças sacras, com destaque para a Capela de São Manoel e a coleção de oratórios e imagens de santos em exposição.

Programação:
11 de fevereiro 
15h - Abertura da exposição Palmas Barrocas – artista Neuza Chagas – aberta até 28/2
19h30min - Show musical com o saxofonista Fernando Nascimento, acompanhado pelos músicos Braulinho Santiago e Wilson (Cabecinha).

16 de fevereiro
Exibição de filme para estudantes do EJA (evento fechado).

17 de fevereiro
Recital de Violão com Sidney do Vale.

 

topo


 

 

 
agenda

Cinema no Museu Vivo da Memória Candanga
O quê: curtas-metragens Hermeto Campeão e Tom Zé ou Quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século
Onde: Museu Vivo da Memória Candanga – EPIA Sul
Quando: 12 de fevereiro, 15h
Informações: (61) 3301-3590

Cinema Falado - Exibição de Todas as Manhãs do Mundo 
O quê: debate e apresentação musical - Homenagem a Alain Corneau
Quando: 11 de fevereiro de 2011, às 19h
Onde: Sala de Exposições Temporárias do Museu Victor Meirelles - Rua Victor Meirelles, 59 Centro. Florianópolis (SC)
Informações: (48) 3222-0692

Exposição Ponta Grossa de Outrora
O quê: a mostra é formada por 46 painéis fotográficos e tem como finalidade exibir fotos de autores variados sobre a cidade de Ponta Grossa no início do século XX
Onde: Museu Campos Gerais - rua Engenheiro Schamber, 686, de segunda a sexta- feira das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h15
Quando: a partir de 4 de fevereiro
Informações:  (42) 3223-7766 ou pelo e-mail: museucamposgerais@uepg.br

Exposições Guarda Roupa Non-eu e Exilados
O quê: a exposição Guarda Roupa Non-eu apresenta  o questionamento interior na maioria das obras.  A  exposição Exilados, de Michelle Franzoni, apresenta o ensaio fotográfico realizado durante o segundo semestre de 2009, em asilos da Grande Florianópolis
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro - 88010-400 - Florianópolis (SC)
Quando: de 10 de fevereiro, a 13 de março, de terça a sexta, das 10h às 18h
Informações: (48) 3028-8091 - mhsc@fcc.sc.gov.br ou mhscconvida@fcc.sc.gov.br
Entrada gratuita

Exposição Evento, de Marcos Chaves, Programa Ocupas
O quê: instalações em que interpreta a presença do elemento ar, do vento - que compõe no trocadilho do título
Onde: Palácio da Aclamação, 1330, Campo Grande, Salvador (BA)
Quando: até 27 de fevereiro de 2011, de terça a sexta, das 10h às 18h. Fins de semana e feriados, das 13h às 17h
Entrada Gratuita

Exposição Festas Populares de Salvador
O quê:  resultado do trabalho realizado por jovens que integram o Núcleo de Produção da Oi Kabum! Salvador. Os adolescentes presenciaram e registraram, de diversas formas, 17 manifestações que compõem o ciclo de festas típicas de Salvador, entre dezembro de 2009 a setembro de 2010
Onde: Galeria do Palácio Rio Branco – Praça Thomé de Souza, Centro - Salvador (BA) - Tel: (71) 3183-8459 
Quando: até 13 de fevereiro. Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, feriados, das 13h às 17h
Entrada gratuita

Fragmentos: Artefatos Populares, O Olhar De Lina Bo Bardi
O quê: exposição com 800 peças coletadas por Lina Bo Bardi em sua passagem por cidades e zonas rurais dos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, entre as décadas de 50 e 60
Onde: Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) - Salvador (BA)
Quando: Visitação de terça a sexta, das 10 às 18h. Fim de semana e feriado, das 13 às 17h
Entrada gratuita

Panáfrica
O quê: exposição da coleção completa do industrial italiano Claudio Masella, doada ao estado da Bahia em 2004
Onde: Centro Cultural Solar Ferrão – Rua Gregório de Matos, nº 45 – Pelourinho - Salvador (BA). Tel: (71) 3117-6357
Quando: Visitação – de terça a sexta, das 10h às 18h; fins de semana e feriado, das 13h às 17h
Entrada gratuita

Bahia – Litoral e Sertão
O quê: Fotografias e postais, datadas do início do século XX, de diferentes cidades do interior da Bahia, revelam a importância da formação geopolítica baiana, ressaltando o impacto da exploração colonial
Onde: Museu Tempostal – Rua Gregório de Matos, 33, Pelourinho, Salvador (BA)
Tel: (71) 3117-6382
Visitação: De terça a Sexta das 10 às 18 horas. Sábado e domingo e feriados das 13 às 17 horas
Entrada gratuita

Nunca Antes – Uma viagem em 88 fotos pela Era Lula
O quê: exposição de fotografias do repórter fotográfico Alan Marques, que retratou a trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 2002 a 2010
Onde: no Museu Nacional Honestino Guimarães, no Conjunto Cultural da República. Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)
Quando: até 28 de fevereiro, terça a domingo, das 9h às 18h30
Informações: (61) 3325-5220

Exposição Máquinas Poéticas 
O quê: obras articuladas de Palatnik e dos artistas populares Adalton Lopes, Nhô Caboclo, Laurentino e Saúba
Onde: Museu Casa do Pontal, Estrada do Pontal, 3.295 - Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro (RJ)
Quando: 6 de fevereiro a 5 de junho; terça a domingo, das 9h30 às 17h
Informações: (21) 2490-3278/4013
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

3º Festival Sabor de Botequim
O quê: circuito gastronômico da região do Vale do Café, com variada programação cultural, incluindo visita ao Museu Casa da Hera
Onde: Vassouras (RJ)
Quando:  até 13 de fevereiro
Informações: www.sabordebotequim.com/2011

Exposição Verdade Fraternidade Arte: Secessão de Dresden – Grupo 1919 e contemporâneos – Último mês 
O quê: A exposição apresenta trabalhos do grupo de jovens artistas revolucionários do período da República de Weimar, na Alemanha
Onde: Museu Lasar Segall. End: Rua Berta,111, Vila Mariana, São Paulo (SP) 
Quando: de terça a sábado, das 14h às 19h; domingo, das 14h às 18h. Até 20 de fevereiro, com entrada franca
Informações: (11) 5574-7322

 

 

topo

 


cursos e oficinas

Horizontes do Sensível: do objeto exibido ao objeto percebido
O quê: palestra com Francisco Régis Lopes Ramos, professor adjunto do Departamento de História, diretor do Núcleo de Documentação Cultural (Nudoc), coordenador  do  programa de pós-graduação em história (mestrado e doutorado) da UFC e autor de A Danação do Objeto: O Museu no Ensino de História
Quando: 24/2/2011, às 19h30
Onde: Museu de Artes e Ofícios. Praça da Estação, s/nº. Centro, Belo Horizonte (MG)
Informações: educativo@mao.org.br

Seminário Brasil-Itália: preservação integrada de bens culturais
O quê: promover encontros entre restauradores, conservadores, museólogos, cientistas, arquitetos, arqueólogos, professores, estudantes e agentes culturais para refletir e debater sobre as possibilidades de atuações interdisciplinares e integradas
Quando: 23 de fevereiro, de 14h a 17h30
Onde: Ecomuseu Ilha Grande/Decult/SR3/UERJ
Inscrição: seminariodebensculturais@gmail.com
Informações: (21) 2334-0939

1º Encontro Nacional de Museus de Ciência
O quê: o 1º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) visa fortalecer o intercâmbio entre as instituições e o compartilhamento de estratégias para a popularização da ciência
Quando: de 29 de março a 1º de abril de 2011. Inscrições abertas (desconto para inscrições até 21 de fevereiro)
Onde: no Rio de Janeiro. Local a definir
Informações: www.abcmc.org.br