Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2011 / Boletim eletrônico e-museus Nº 362

Boletim eletrônico e-museus Nº 362

Ibram participa da implantação do Museu Pelé, em Santos

O Ibram participará da implantação do Museu Pelé, em Santos (SP), oferecendo apoio técnico e institucional ao projeto. O Instituto, a Ama Brasil (organização responsável pelo projeto) e o arquiteto Marcelo Aflalo celebrarão um termo de parceria para efetivação do acordo.  O Ibram foi indicado pela Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, para acompanhar o projeto em nome do MinC.

O museu deve ficar pronto em dois anos. Os recursos utilizados são da iniciativa privada, captados pela Lei Rouanet.

O Museu Pelé terá como sede o Casarão Valongo, construção histórica localizada no centro da cidade de Santos e que foi cedida à prefeitura da cidade pelo Governo Federal.

A escolha de Santos é motivada pela importância da cidade na carreira de Pelé. O acervo do museu será composto por mais de 2,6 mil peças, entre objetos e imagens que retratam a trajetória do “rei do futebol”.

 

Educação museal: Ibram divulga Carta de Petrópolis

Como resultado das discussões iniciadas durante o 1º Encontro de Educadores do Instituto Brasileiro de Museus, realizado no Museu Imperial de Petropólis em 2010, o Ibram divulga a Carta de Petrópolis. O documento lança as bases de uma Política Nacional de Educação Museal, considerando as diretrizes do Estatuto de Museus.

As propostas visam fundamentar a promoção das ações educacionais, no que concerne à diversidade cultural e à democratização do acesso aos museus como espaço de encontro e instrumento de promoção de cidadania.  

Ações educacionais em museus constituem-se como práticas e processos que objetivam promover a integração entre os públicos e os acervos. Rodas de memória; visitas orientadas, mediadas e dialogadas; oficinas e apresentações artísticas são algumas das possibilidades educacionais que podem ocorrer nos espaços museais. Elas facilitam a interpretação e estimulam a conscientização dos visitantes para a preservação e o usufruto dos bens culturais como patrimônio compartilhado, além de articular laços afetivos e criativos entre o museu e seus diversos públicos.

Pensando nisso, o Ibram incentiva que os museus desenvolvam ações educacionais fundamentadas no respeito à diversidade cultural e na construção participativa de conhecimento. Veja aqui exemplos de ações educacionais realizadas nos museus do Ibram.


Oficina sobre estudos de público é realizada no Rio

Começa dia 3 de agosto a Oficina de Qualificação em Estudos de Público, que será ministrada pela professora Dra. Rosane Carvalho, no auditório do Museu Histórico Nacional/Ibram, no Rio de Janeiro. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, em parceria com o Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro e a Rede de Educadores em Museus, a oficina tem como objetivo qualificar os profissionais que atuam em instituições museais e centros culturais para a elaboração de pesquisas de público.

Para isso, a oficina abordará conceitos como o de museu e de Museologia; metodologias para as pesquisas de público em museus; procedimentos para implantação de questionários; tratamento e análise de dados; e elaboração de instrumentos de avaliação de ações. Os participantes também serão chamados a praticar os conceitos, aplicando uma pesquisa de público na instituição onde trabalham, elegendo um problema, selecionando um instrumento e aplicando um teste-piloto para, por fim, analisar os resultados.

Os interessados devem realizar a inscrição pelo e-mail comuse@museus.gov.br. Mais informações:  (21) 2215-5049, com Ana Paula ou Luana.


Ibram convida Pontos de Memória para Primavera dos Museus

 Os Pontos de Memória estão sendo convidados a participar da 5ª Primavera dos Museus, que será realizada de 19 a 25 de setembro e cujas inscrições vão até 12 de agosto. Como o tema da edição deste ano é “Mulheres, Museus e Memória”, o Ibram sugere aos Pontos que seja feita, entre outras ações, uma Roda de Memória Feminina.

A proposta é reunir moradoras de diferentes gerações para narrar histórias e memórias relacionadas à comunidade, bem como registrar a memória local a partir da perspectiva feminina. E, para facilitar a dinâmica, o Instituto sugere um roteiro para as entrevistas individuais tanto com moradoras antigas como com as mais recentes, para que cada uma conte sua experiência e ajude a pensar a história local.


Sistema de audioguia bilíngue informa sobre obras de Segall

Desde 16 de julho, quem visita o Museu Lasar Segall/Ibram, de São Paulo, pode se aprofundar na vida e na obra do artista com ajuda da tecnologia. Com a inauguração da mostra Segall Processos, o museu passou a contar com um sistema de audioguia, equipamento eletrônico gratuito que complementa a visita, oferecendo detalhes das obras de Segall.

 

Simples de manusear, o audioguia permite ao visitante fazer o tour em português, inglês e ainda em forma multimídia, para deficientes auditivos. Ao digitar o código das obras, o visitante recebe informações como origem da pintura, inspirações e período em que foi produzida.

A produção tecnológica é da Neocultura, com patrocínio da Secretaria municipal de Cultura de São Paulo.


Casa da Hera participa do Festival Vale do Café

O Museu Casa da Hera/Ibram, de Vassouras (RJ), organizou uma programação especial durante o Festival Vale do Café, um dos principais eventos do calendário cultural da região. O Museu ficará aberto todos os dias, entre 22 e 31 de julho. Além disso, entre os dias 26 e 29 ocorrerão na Chácara do Museu aulas abertas de música (de violino infantil, clarineta, musicalização e canto), das 14h às 17h.

A participação no festival consolida o museu como um dos principais espaços culturais da região e permite que um número cada vez maior de pessoas conheça a casa onde morou a importante família Teixeira Leite no século XIX. Mais informações pelo telefone (24) 2471-2930 ouwww.casadahera.wordpress.com.


RJ recebe inscrições na Lei Estadual de Incentivo à Cultura

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro está com inscrições abertas na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O prazo vai até 12 de setembro. Serão contemplados projetos a serem realizados a partir de janeiro de 2012 e que se enquadrem em uma das 14 linhas de ação propostas. Os interessados encontram mais informações na página da Secretaria (www.cultura.rj.gov.br) ou pelos telefones (21) 2333-4107 / 4108.


Bibliotecas e memória são temas na Revista Palavra

A terceira edição da Revista Palavra, lançada durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na semana passada, traz diversos artigos sobre memória, além de homenagear o poeta brasileiro Manoel de Barros.

A evolução da escrita e as bibliotecas também são tema de discussão na publicação. O coordenador de Pesquisa e Inovação Museal do Ibram, Álvaro Marins, participa desta edição com o artigo A Biblioteca de Alexandria e Outras Bibliotecas.

A revista é uma produção do Sesc e, anualmente, faz um panorama da literatura brasileira, com artigos assinados por pesquisadores e escritores, entrevistas com autores e especialistas no mercado literário e espaço especial para a divulgação de crônicas e poemas.

Veja aqui a 3ª edição da Revista Palavra.


189ª CNIC aprova projetos da área museal

A 189ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aconteceu em Brasília entre os dias 11 e 13 de julho. Durante os três dias, além de pareceres de projetos culturais que pleiteiam a autorização para captação de recursos com apoio na Lei Rouanet (nº 8313/91), foram realizadas palestras, proposição de súmula administrativa e discussão do Projeto de Lei do ProCultura.

Na reunião, foram aprovados projetos relacionados à área museal. São eles:

. Cidade de Ferro – 100 anos da estação ferroviária de Indaiatuba;
. Pesquisa, Catalogação e Informatização do acervo do Museu Mineiro;
. Museu da Maré: Construção Participativa de um Plano Museológico Comunitário;
. PopArt Brazil;
. Restauração do edifício-sede e do acervo do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens;
. Zeróis: Ziraldo na tela grande.

Todos os projetos analisados e os valores estão disponíveis no sítio do MinC. A próxima reunião da CNIC (190ª) será nos dias 9 e 10 de agosto, em São Paulo, dando continuidade à itinerância dos encontros, que busca maior representatividade nacional da Comissão e torna o processo mais participativo.


Unesco faz pesquisa sobre coleções que enfrentam riscos em seu armazenamento

Em parceria com o Centro Internacional de Estudo para Preservação e Restauração da Propriedade Cultural (Iccrom, na sigla em inglês), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) está fazendo uma pesquisa mundial para coletar mais informações sobre as obras de museus que enfrentam riscos em seu armazenamento. Por isso, a organização solicita que os museus respondam ao questionário disponível em http://museumstorage.questionpro.com.

O preenchimento leva apenas 10 minutos e as respostas são confidenciais, ressaltam os organizadores. Os museus que responderem ao questionário concorrerão a um ano de assinatura da revista Museum International.  A Unesco e o Iccrom também pedem ajuda na divulgação da iniciativa, solicitando que todos disseminem a pesquisa em suas redes sociais, já que o objetivo é obter o maior número possível de respostas.

As duas instituições trabalham em parceria desde 2007 no desenvolvimento de métodos para preservar coleções e documentos armazenados. Estima-se que 60% das coleções armazenadas em todo o mundo estão inacessíveis e se deteriorando.


Ponto de Memória Museu Mangue do Coque aprova estatuto

O Ponto de Memória de Recife (PE) -  Museu Mangue do Coque – aprovou, em assembleia, na última terça-feira (18), o estatuto do museu. O documento define o MMC como uma associação de caráter cultural e sem fins lucrativos que terá como objetivo pesquisar, valorizar e promover a história e memória local, visando a melhoria das condições de vida da comunidade.

Na ocasião, também foi eleito o conselho gestor do ponto de memória. Nos próximos trinta dias (contados a partir da data de fundação do museu) aqueles que se associarem também serão considerados sócios fundadores. A região do Coque, que reúne cerca de 50 mil habitantes,  é uma comunidade marcada pela resistência e que tem o mangue como cenário do início da ocupação.

Na próxima reunião do MMS, dia 27 de julho (quinta-feira), será discutido o plano de ação, que funcionará como ferramenta de planejamento e  acompanhamento das ações a serem realizadas pelo museu.


Férias no Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Na última semana, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) recebeu 120 crianças de 5 a 12 anos em atividades sócio-educativas programadas especialmente para o período das férias escolares. A programação incluiu projeção de filmes sobre lendas do imaginário popular, visitas mediadas, contações de histórias (foto ao lado), rodas de leituras, documentários sobre pólos turísticos do Maranhão, oficinas de origami e brincadeiras infantis. Além da diversão, as atividades ampliaram o conhecimento das crianças sobre a memória do povo maranhense, reforçando a instituição museológica como espaço de produção do conhecimento, lazer e entretenimento.


Agenda

 

5ª Primavera dos Museus: Mulheres, Museus e Memórias

O quê: coordenada pelo Ibram, a Primavera dos Museus acontece sempre no início da primavera e tem como objetivo sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. Em 2011, a Primavera será realizada entre os dias 19 a 25 de setembro com o tema Mulheres, Museus e Memórias. As instituições interessadas em participar devem fazer a inscrição de eventos no sítio do Ibram.
Quando: inscrição até 12 de agosto na página do Ibram (www.museus.gov.br). Realização de 19 a 25 de setembro.
Onde: instituições museológicas de todo o país
Inscrição e informações: www.museus.gov.br

 

Memória Musical

O quê: o evento promove um bate papo sobre música brasileira e apresenta canções interpretadas por Lucas Patrocínio. O tema é o Clube da Esquina.
Quando: 28 de julho, às 19h.
Onde: Museu Casa dos Ottoni, Praça Cristiano Ottoni, 72, Serro (MG)
Informações: (38)3541-1440

 

Direitos Humanos – Imagens do Brasil

O quê: Exposição que apresenta 60 imagens jornalísticas e históricas, consagradas e inéditas, que contam a história da luta pela conquista dos Direitos Humanos no Brasil. A curadoria é de Denise Carvalho e os textos do historiador e jornalista Gilberto Maringoni, autor do livro homônimo que inspirou a mostra.
Quando: de 22 de julho a 11 de setembro, terça a domingo, das 9h às 21h
Onde: Caixa Cultural Brasília (SBS, Quadra 4, Lotes 3/4)
Informações: (61) 3206-9449

 

Recital de música barroca e colonial

O quê: a apresentação do Grupo Arandella integra a  programação do 24º Inverno Cultural
Quando: 22 de julho, às 18h
Onde: Museu Regional de São João Del-Rei, Rua Marechal Deodoro, 12, Centro, São João del-Rei (MG)
Informações: (32) 3371 7242

 

Batalhas brasileiras

O quê: evento promovido pela Revista de História da Biblioteca Nacional. O debate vai discutir as batalhas mais importantes para a história nacional. Encontro com participação do professor Franscisco Carlos Teixeira e do historiador Adler Homero Fonseca de Castro.
Quando: 26 de julho às 16h.
Onde: Fundação Biblioteca Nacional, Rua México, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Informações: (21) 2220-4300

 

Games na mostra Rio: a arte da animação

O quê: a exposição Rio: A arte da animação, que mostra os bastidores do filme Rio, tem agora uma nova atração: um quisque eletrônico onde os visitantes podem testar games que desafiam o usuário a libertar os pássaros do filme.
Quando: até 4 de setembro.
Onde: no Museu  Nacional de Belas Artes/Ibram. Av. Rio Branco, 199, na Cinelândia, Rio de Janeiro.
Informações: www.mnba.gov.br

 

Lasar Segall – Imagens do Brasil

O quê: últimos dias para visitar a exposição Lasar Segall – Imagens do Brasil, que reúne no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, 35 gravuras vindas do Museu Lasar Segall (SP) e uma escultura e uma tela do Museu Nacional de Belas Artes (RJ).
Quando: até 24 de julho de 2011, de terça a domingo, das 12h às 18h
Onde: Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência (Rua Vereador Antonio Pereira, 33, Centro Histórico de Ouro Preto, MG). Visitação gratuita

 

Dois artistas / Duas maneiras de olhar

O quê: organizada pela Chave Mestra – Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa, a mostra apresenta trabalhos de artistas do bairro carioca de duas gerações diferentes. Ronaldo Miranda expõe 30 pinturas das décadas de 1980 à atual com grande ênfase na paisagem. Ni da Costa exibe pinturas em tinta acrílica que giram em torno da figura humana.
Onde: no Museu da Chácara do Céu (Rua Murtinho Nobre, 93, Santa Teresa, Rio de Janeiro)
Quando: até o dia 8 de novembro, de terça a domingo, de 12 às 17h
Informações: (21) 3970-1126 ou www.museucastromaya.com.br

 

Estação da Música

O quê: programação musical para a temporada de inverno.
Quando :27 de julho às 19h.
Onde: Museu Victor Meirelles, Rua Victor Meirelles, 59, Florianópolis (SC)
Informações: (48) 3222-0692

 

Música no Masp Internacional

O quê: apresentação da Orquestra Capella Bydgostiensis ,sob regência do maestro brasileiro José Maria Florêncio.
Quando: 26 de julho, às 21h.
Onde: Museu de Artes de São Paulo, Avenida Paulista, 1578, Bela Vista (SP)
Informações: (11) 3266-3645 ou (11) 3266-3569

 

Férias no Museu Municipal Dona Ernestina

 O quê: programação especial de férias. Serão desenvolvidas atividades recreativas como jogos e brincadeiras, oficinas culturais e atividades físicas.
Quando: de 21 a 31 de julho, das 14h às 16h.
Onde: Museu Municipal Dona Ernestina, Rua Cristiano Becker, 320, Centro, Ernestina (RS)
Informações: (54) 3378-1053 ou museudonaernestina@gmail.com

 

Olhar Polar

O quê: fotos do biólogo e professor Cláudio Piechnik, que apresentam retratos do ambiente antártico e a diversidade de vida. As imagens foram capturadas entre 2008 e 2011, em atividades de pesquisa desenvolvidas por Piechnik na região.
Quando: até 26 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17. Sábados e domingos, das 9h às 18h.
Onde: Museu Botânico Municipal, Rua Dr Corrêa Coelho, 744, Jardim Botânico
Curitiba (PR).
Informações: (41) 3262-1235

 

Um Fotógrafo Negro

O quê: exposição de fotografias de Walter Firmo, que retratam afrodescendentes de todo o tipo, de anônimos a personalidades, representantes de vários setores da sociedade brasileira e africana.
Quando: até 24 de julho, de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 13 horas.
Onde: Museu Histórico e Cultural de Jundiaí,rua Barão de Jundiaí, nº 762, Centro, Jundiaí (SP)
Informações: (11) 4521-6259

 

Exposição “Sinal vermelho”

 O quê: imagens de artistas de rua pelas lentes do fotógrafo Guy Blanc.
Quando: até 29 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Onde: Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, Palácio do Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes ,Brasília  (DF).
Informações: (61) 3216-0000

 

Cursos e Oficinas

 

Oficinas de cerâmica

O quê: o Museu Vivo da Memória Candanga está com vagas abertas e gratuitas para as oficinas de cerâmica. As inscrições estarão abertas a partir do dia 26 de julho, e devem ser feitas pessoalmente na secretaria do museu.
Onde: na sede do museu (Via Epia Sul, SPMS, Lote D, Núcleo Bandeirante, na curva de quem vai do Park Shopping para o Núcleo Bandeirante)
Quando: inscrições a partir de 26 de julho, de segunda a sábado, das 9h às 17h.
Informações: (61) 3301-3590.

 

O Museu Vivo de Engenho de Dentro

O quê: seminário sobre a situação atual e as potencialidades do Museu de Imagens do Inconsciente (MII). O Museu foi fundado em 1952 pela Dra. Nise da Silveira e o trabalho desenvolvido aí foi pioneiro nos processos de transformação que culminaram na Reforma Psiquiátrica.
Quando: 27 e 28 de julho.
Onde: Instituto Municipal Nise da Silveira, Rua Ramiro Magalhães 521, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro (RJ)
Informações: (21) 3111-7417

 

Explorando Ângulos no Museu Histórico Nacional

O quê: oficina com objetivo de estimular práticas das diferentes disciplinas do ensino formal no espaço do museu, potencializando o acervo como elemento gerador das atividades.
Quando: de 26 a 29 de julho.
Onde:Museu Histórico Nacional, Praça Marechal Ancora, S/Nº, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Informações: (21) 2550-9261 ou mhnatividadeseducativas@gmail.com

 

Cursos de música

O quê: destinadas a alunos bolsistas de todo o país, que têm a chance de aprimorar seus dotes artísticos com renomados professores dos mais variados instrumentos musicais, de piano a canto, passando por clarineta, saxofone, violoncelo entre muitos outros.
Quando: de 26 a 29 de julho, das 14h às 17h.
Onde: Museu Casa da Hera ,Rua Dr. Fernandes Júnior, nº 160 ,Centro ,Vassouras (RJ)
Informações: (24) 2471-2961

 

Faça você mesmo

O quê: a oficina discute a utilização inadequada dos recursos naturais do planeta, o ciclo da água e  a questão da poluição como um dos maiores motivos para a falta de água na Terra.
Quando: 23 de julho, das 15 às 17 h.
Onde: Museu de Astronomia e Ciências Afins,Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ).
Informações: (21) 3514-5200 ou www.mast.br