Você está aqui: Página Inicial / Linha Editorial / Políticas Culturais / Instituto Goethe / Encontro com Peter Friedl na Maria Antônia - 22 de junho, quarta, às 19h00

Encontro com Peter Friedl na Maria Antônia - 22 de junho, quarta, às 19h00

log_frie

A EXO experimental.org, o Goethe-Institut São Paulo e o Centro Universitário Maria Antônia da USP convidam para um encontro com o artista

Peter Friedl

22 de junho, quarta, às 19h00
Entrada franca

Centro Universitário Maria Antonia da USP
Rua Maria Antonia, 294 1º andar - Oficina

friedl

Apreendem-se as imagens em série: fotos feitas no decorrer de um período bastante longo que giram em torno de um tema parecido. Trata-se sempre de playgrounds - instalações públicas destinadas a crianças, mas também a pais constrangidos e a outras pessoas autorizadas a cuidar de crianças. As fotos são identificadas pelo nome do logradouro e pelo ano, por exemplo: "Barcelona, Parc de Carles I, 2003", "Cap-Haïtien, Parc Vincent, 2000", "New York City, De Salvio Playground, 1999", "São Paulo, Praça Princesa Isabel, 2002". Não importa quem está brincando ali. Às vezes vêem-se crianças, às vezes não. Fica claro que o conceito sobre o qual a série está baseada visa menos as técnicas de condicionamento ligadas à arquitetura ou a elementos e conjuntos arquitetônicos. Não se trata do intercâmbio entre tecnologias e sujeitos humanos. Será por causa da dificuldade de representar crianças como sujeitos humanos sem fazer delas paródias de adultos ou transfigurá-las em selvagens inocentes?

Quanto mais se olha e quanto mais se aprende a olhar de acordo com a lógica da série, tanto mais abstrato torna-se o conteúdo das fotos. Mas isso não significa que a série fique reduzida a um jogo global de semelhanças de formas e cores. O nivelamento serve, isso sim, de base para um novo modo de ver. À primeira vista, a abordagem comparativa de Friedl não difere muito dos projetos antropológicos da primeira metade do século XX; ou a própria forma de apresentação sugere a comparação: à procura de um significado no ponto de intersecção de repetição (imagem após imagem) ou diferença (as desigualdades entre as fotos).

Os parques infantis destinam-se às crianças, e os slides mostram que existe um alto grau de consenso global em relação àquilo que convém às crianças. Obviamente, o conteúdo desse consenso está sujeito a mudanças. Assim, com a chegada da era neoliberal, os parques de aventura parecem ser coisa do passado; agora se prefere a paranóia da segurança ao fascínio da exploração, a otimização de si mesmo à auto-experiência. Como fazem parte de uma extensiva esfera pública pequeno-burguesa, os parques infantis possuem, não obstante, um elevado grau de autonomia, que tem menos a ver com a formalização concreta do que com o conceito de playground.

(Extraído do texto "Playgrounds", de Roger. M. Buergel, publicado no catálogo da exposição "How do we want to be governed?" (Figure and Ground), Miami Art Central, Miami 2004, trad. Alfred J. Keller)

Peter Friedl (vive e trabalha in situ) está em Residência em São Paulo de 20 de maio a 24 de junho de 2005, como parte do programa de residência e pesquisas São Paulo S.A. A residência de Peter Friedl no Brasil tem o apoio do Goethe-Institut São Paulo. Este encontro terá tradução consecutiva para o português.

São Paulo S.A. práticas estéticas, sociais e políticas em debate é um projeto cultural de longo prazo iniciado em 2002 sob a direção de Catherine David e a realização da exo experimental org. em colaboração com diversos autores, organizações e instituições culturais, que inclui residências, seminários, oficinas, apresentações de trabalhos, arquivo e diferentes formatos editoriais.

Realização
EXO experimental org. (http://www.exo.org.br/)
Goethe-Institut São Paulo (www.goethe.de/saopaulo)
Centro Universitário Maria Antonia da USP (www.usp.br/mariantonia)

Maiores informações: info@exo.org.br ou t/f 55 11 3237 4615