projeto MUSEU VIVO

O projeto MUSEU VIVO tem como proposta a revitalização dos espaços museológicos sob a administração da Secretaria, localizados no interior do estado.
O projeto MUSEU VIVO, realizado pelo Departamento de Museus e Arquivos
da Secretaria de Estado da Cultura, foi idealizado com o propósito de revitalização dos espaços museológicos sob a administração da Secretaria, localizados no interior do estado.

Esses museus, sediados em imóveis históricos, em sua maioria tombados pelo patrimônio histórico estadual (CONDEPHAAT) e federal (IPHAN), contam com acervos compostos por móveis e utensílios resultantes de doações de famílias tradicionais dessas regiões.

Apresentados, em geral, na forma de uma exposição permanente, são hoje detentores de acervos históricos valiosos enquanto documentação material da vida cotidiana nas diversas regiões paulistas.

Restritos em sua atuação à apresentação de suas coleções,entretanto, essas unidades museológicas acabaram por se tornar pouco atrativas em suas localidades, recebendo principalmente o público escolar. Desta constatação partiu-se para a elaboração de um projeto que considerando a importância do museu histórico enquanto depositário da memória, pudesse ampliar sua capacidade de formação cultural, através da elaboração de uma programação dirigida aos diversos segmentos sociais e que envolvesse outras atividades, além daquelas de caráter expositivo. Foi também considerada a necessidade da implantação de cursos que possibilitassem a capacitação de mão de obra dentro da área museológica. Surge, assim, o projeto MUSEU VIVO, lançado em 24 de maio, pautado em uma programação de música, cinema, circo, exposições temporárias, oficinas culinárias, cursos de história oral, cursos de capacitação museológica entre outras, realizadas nas cidades de Amparo, Brodowski, Campinas, Guaratinguetá, Piracicaba, Rio Claro, Santos, Tatuí e Tupã.

A efetivação dessas atividades recebeu ampla aceitação das populações locais como foi possível detectar pelos índices de afluxo de público mensais, onde obteve um crescimento do número de visitantes em termos comparativos, com os índices dos anos anteriores.