Você está aqui: Página Inicial / Rede / Paisagens Periféricas / Reflexões de um cenário entre o urbano e o rural

Reflexões de um cenário entre o urbano e o rural

Por Daniel Toledo, especial para O Tempo em 04/11/10.

Em março deste ano, 12 artistas foram selecionados para participar de uma residência artística no JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia situado no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. A ideia era propiciar um intercâmbio de experiências entre esses artistas, e os resultados dessa convivência começam, agora, a aparecer.

O seminário Paisagens Periféricas, que acontece amanhã, foi idealizado pelos artistas residentes Pedro Motta, Fernanda Regaldo e Roberto Andrés. "A ideia do seminário nasceu de conversas entre nós, dentro do JA.CA. Percebemos temas comuns aos nossos trabalhos e pensamos em explorar, com profundidade, esses temas: paisagem, periferia e transformação urbana. Sabemos que as paisagens são sempre relacionais, mas quais são essas relações?", reflete a socióloga e artista Fernanda Regaldo.

E o Jardim Canadá aparece como um universo bastante favorável a essa discussão: "Existe uma dicotomia entre o urbano e o natural, e o Jardim Canadá parece estar no meio termo", comenta o fotógrafo Pedro Motta. "Temos a urbanização que vem chegando e transformando a paisagem, em um processo muito pouco discutido e muito pouco pensado", completa Fernanda.
Para o seminário, o trio convocou artistas, críticos e pensadores dedicados à questão: "Chegamos, por exemplo, ao Rubens Mano, que questiona a urbanização modernista, ao Caio Reisewitz, que pensa a paisagem da periferia, e ao Nelson Félix, que realiza um trabalho singular na Amazônia", relata Fernanda.

Além disso, os próprios artistas vão entrar na discussão, apresentando os trabalhos desenvolvidos no JA.CA. Voltando-se à atividade de mineração, Pedro Motta elaborou a obra "Paisagens em Suspensão": "São três blocos com cerca de um metro cúbico, que mimetizam o minério e vão flutuar, elevados por balões de gás", descreve. Fernanda Regaldo e Roberto Andrés, por outro lado, interessam-se pela aridez da região e propõem a ação "Quintal Canadá": "Nossa ideia é gramar uma rua inteira: como seria ter a natureza de volta ao cotidiano?", questiona a artista.

AGENDA

O que: Seminário "Paisagens Periféricas"
Quando: Amanhã, das 10 às 19h
Onde: JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia (avenida Canadá, 203, Jardim Canadá, Nova Lima/MG)
Quanto: Entrada franca

Programação:

10h: "Paisagens em Suspensão" e "Quintal Canadá" (Pedro Motta, Fernanda Regaldo e Roberto Andrés)
10h30: "Brasil, Paisagem Periférica, Obsessão do Descompasso" (Laymert Garcia dos Santos)
13h45: "Paisagem: Recorte e Memória" (Carla Zaccagnini)
14h30: "Ebós: Noturno para Belo Horizonte" (Francisco Magalhães)
15h15: "Periferia" (Caio Reisewitz)
16h30: "Futuro do Pretérito" (Rubens Mano)
17h00: "Em Progresso" (Wellington Cançado)
17h45: "Mesa e Grande Budha" (Nelson Felix)
18h15: "Imagens da Natureza" (Renata Marquez)

Fonte: https://www.otempo.com.br/diversao/magazine/reflexoes-de-um-cenario-entre-o-urbano-e-o-rural-1.229130