Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Cursos / Disciplinas / Introdução à Museologia / AVISO 06 (Relato crítico n.3)

AVISO 06 (Relato crítico n.3)

Saudações a todas e todos,


Nessa semana damos início à produção do Relato crítico n.3, o qual deverá ser feito a partir do conjunto de materiais selecionados e organizados abaixo, assim como serão disponibilizados na página da disciplina na plataforma Fórum Permanente. Nesse relato, partindo do que foi apresentado em aula sobre as possibilidade de um "museu open source & creative commons", aberto às exigências de outras mitologias e cosmologias (saberes), assim como aos processos de desmaterialização da cultura material e a passagem para uma cultura na virtualidade, às transformações da cultura material para a imaterial, como seria possível um caminho à reprogramação dos espaços museológicos a partir de suas próprias genealogias, histórias e arquiteturas?

Para esse relato é lançada uma pergunta que pode ser respondida durante a feitura da escrita ou à parte: as novas tecnologias podem eventualmente promover ou facilitar a proposição de um museu mais contextual, mais multi-cosmológico, mais permeável a outras cosmologias que não sejam apenas a eurocêntrica?

Prazo e forma de entrega:
A entrega deverá ser feita até o dia 02/11, uma segunda-feira.

Favor inserir o arquivo de seu Relato crítico (nomeado apenas com seu nome e relato, ex_ Camila Souza_relato 03) na pasta de nosso DRIVE designada para isso:
(none)


Atenção: NÃO enviar o seu relato por e-mail, subam diretamente em nosso DRIVE, ok?
Não teremos aula remota no dia 22/10, mas sim essa lista de materiais para serem lidos/assistidos. 
Seguem:

TEXTOS:
01. Museus como zonas de contato (James Clifford, Periódico Permanente, n.06, 2016)
http://www.forumpermanente.org/revista/numero-6-1/conteudo/museus-como-zonas-de-contato
02. Desplaciamentos y reposicionamentos en el arte:  en el paso de lo internacional a lo contextual (Martin Grossmann, revista Errata, n.5, p.140-166)
Disponível em nosso DRIVE, aqui: (none)

FILME:
01. A caverna dos sonhos esquecidos (Werner Herzog, 2010, 1h35min)



Materiais complementares:
- No enxame: Perspectivas do Digital (Byung-Chul Han, Editora Vozes, 2018)

- Dilemas das Redes (Jeff Orlowski, 2020, 1h29min)