Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Cursos / Disciplinas / Introdução à Museologia / Cronograma 2014

Cronograma 2014

Nota:  As exposições a serem visitadas aos sábados serão anunciadas no decorrer do semestre.

AGOSTO

07 || Não haverá aula devido às manifestações dos grevistas na USP.
14 || introdução: apresentação de alunos, do professor e da disciplina + filme 1: “Fausto”
21 || filme 2: “Underground”
28 || filme 3: “Arca Russa”

ATENÇÃO: Além dos três filmes vistos em aula, o relato deve incluir o filme “Arquitetura da Destruição“.

Leituras para as aulas do dia 14 / 21 / 28 de agosto:
• MALRAUX, André, “O Museu Imaginário” In: As Vozes do Silêncio, Lisboa, Livros do Brasil, s/d (páginas: 07-124)
• BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O Amor pela Arte, São Paulo, EDUSP e Ed. Zouk, 2003. (páginas: 07-169)
• CRIMP, Douglas. Sobre as Ruínas do Museu, São Paulo, Martins Fontes, 2006 (ler todo o último capítulo: História Pós-Moderna)

SETEMBRO

4  || Discussão sobre os filmes e entrega do primeiro relato crítico (sobre o conjunto de atividades e leituras feitas até agora). Entrega do 1º Relato Crítico
11 || não haverá aula (semana da Pátria)
18 || não haverá aula (viagem do professor)
25 || Coordenadas no espaço-tempo da história e da vida.
• FREHSE, Fraya. O Espaço na vida Social: Uma introdução.
• SIMMEL, Georg. Sociologia do Espaço
• FOUCAULT, Michel. De Espaços Outros
• LEFEBVRE, Henri. Prefácio: a produção do espaço.
• BOURDIEU, Pierre  Espaço Físico, Espaço Social e Espaço físico apropriado.

27|| Visita à exposição “Histórias Mestiças”, às 14h30, no Instituto Tomie Ohtake.

OUTUBRO

2 || Pré-Modernismo / Modernismo / Pós-Modernismo.
• GROSSMANN, Martin. Do ponto de vista à dimensionalidade; in Revista Item, Rio de Janeiro, nº 3, 1996
• FOUCAULT, Michel.  “As Meninas”. In: Palavras e as Coisas, S.P., Martins Fontes, 1966;
• PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza, S.P., Perspectiva, 1977
9 || O fim: do museu, da história, da arte
• BELTING, Hans. O Fim da Historia da Arte, São Paulo, Cosac & Naif, 2006. (ler Prefácio / Epílogo da Arte ou da História da Arte? / O Fim da História da Arte e a Cultura Atual / A História da Arte no novo museu: a busca por uma fisionomia própria).
• DANTO, Arthur. Após o Fim da Arte: A Arte Contemporânea e os Limites da História, São Paulo, EDUSP, 2006 (ler Prefácio  / Agradecimentos / Capitulo 1 (Introdução: Moderno, Pós-Moderno e Contemporâneo) / Capitulo 10 (Museus e Milhões de Sedentos) / Pósfacio à edição brasileira por Virginia H.A. Aita.
• McEVILLEY, Thomas, “The End of Art” In The Triumph of Anti-Art; Conceptual and Perfomance Art in the Formation of Post-Modernism, New York, McPherson & Co., 2005 (pp- 362-372)
16 || Tipologias de museus de arte: arquitetura, design, ambiência
• O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco; a Ideologia do Espaço da Arte, São Paulo, Martins Fontes, 2002
• GROSSMANN, Martin. Museum Imaging Modelling Modernity, Thesis (Ph.D)–Liverpool School of Architecture and Building Engineering; 1993

18|| Visita à exposição “Maneiras de expor:  arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi”, às 11h00, no Museu da Casa Brasileira.

23 || O Espírito do Tempo

30 || Museus do Brasil

NOVEMBRO

6 || Tipologias de Museus de Arte

8 || Visita à Bienal
13 || Conservação curativa e preventiva (prof. convidado)
20 || Feriado: Aula virtual. A partir de palestras do ICOM Brasil 2013, fazer o segundo Relato Crítico. A sugestão é que sejam assistidas nesta ordem:

O Museu e a condição humana, O que deve acontecer quando você sai do museu, Palestra do José Wisnik, Os tempos que há no tempo

27 || Museu e alteridade (aula da assistente PAE: Patricia Gazoni)
DEZEMBRO

4 || Aula final com fechamento e avaliação. Entrega do trabalho final.
15 || Data máxima para cadastro e/ou entrega, pelos docentes, das Listas de Avaliação Final