Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Encontros / Encontros Paulista de Museus / I Encontro Paulista de Museus / I Encontro Paulista de Museus

I Encontro Paulista de Museus

marca final

 

Programação preliminarRegistros em vídeo do encontro

O Encontro Paulista de Museus colocou em discussão questões relativas à gestão e à articulação das instituições museológicas no Brasil. Ocorreram palestras e mesas-redondas sobre temas como "Sustentabilidade para Museus", "Planejamento Estratégico" e "Leis de Incentivo à Cultura e os Museus".

Um dos objetivos do Encontro foi colocar em prática as metas do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem-SP), criado pela Secretaria para reunir os museus localizados no Estado, articulando suas ações e promovendo intercâmbio entre eles – sem, no entanto, interferir em sua autonomia administrativa. Dessa forma, a realização do Encontro Paulista de Museus foi mais um passo na política da Secretaria para a área museológica, que busca promover a valorização das instituições em âmbito regional e a troca de informações e conhecimentos entre elas.

Entre os destaques da programação esteve o lançamento da versão do Código de Ética do Conselho Internacional de Museus (Icom) para países de língua portuguesa. Criado na França, em meados da década de 1980, o código define parâmetros para o funcionamento das instituições museológicas, assim como para o trabalho dos profissionais da área.

17, 18 e 19 de junho de 2009
Memorial da América Latina, São Paulo

Conteúdo relacionado:

Encontro Paulista de Museus 2009Encontro Paulista de Museus 2010Encontro Paulista de Museus 2011

Encontro Paulista de Museus 2012Encontro Paulista de Museus 2013Encontro Paulista de Museus 2014